Coordenação pedagógica e formação de professores: caminhos de emancipação ou dependência profissional

Autores

  • Maria Joselma do Nascimento Franco Núcleo de Formação Docente - NFD e do programa de Pós-graduação em Educação PPGEDUC - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Leiliane da Silva Micena Gonçalves Rede Privada de Ensino. Professora da Rede Privada de Ensino - Caruaru - PE

Palavras-chave:

formação continuada, coordenação pedagógica, emancipação, dependência

Resumo

A pesquisa tem como objeto a atuação do coordenador pedagógico diante da formação continuada dos professores. Toma como problema: a partir de que perspectiva o coordenador pedagógico desenvolve a formação continuada dos professores do Ensino Fundamental: de uma perspectiva emancipatória ou da dependência? Os resultados apontam para uma coordenação pedagógica com traços de dependência, inclusive do poder político local. A formação não aparece como atribuição explícita do coordenador pedagógico, contrariando a literatura. A formação que esses coordenadores fazem está ligada aos programas desenvolvidos na Secretaria Municipal de Educação, a saber: IQE (Instituto Qualidade no Ensino) e IAB (Instituto Alfa e Beto). Esta é uma contradição que não contempla as necessidades da escola, o que aponta para uma formação marcada pela dependência.

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Publicado

2013-07-01

Edição

Seção

Artigos