Formas de mal-estar no campo da educação: sintoma, inibição e angústia nos fracassos escolares
Palavras-chave:
aprendizagem, biopoder, pulsão, segregação, psicanáliseResumo
A cientificização das dificuldades de aprendizagem durante o processo de construção de conhecimento vem produzindo uma segregação no ambiente escolar. Nos dias atuais, é bastante comum a interpretação dos sintomas, dos fracassos e dos impasses na transmissão estarem ligadas à sua disfunção cognitiva e médicas sem levar em consideração a perspectiva psicanalítica destas dificuldades. A consequência desta prática é a segregação que acaba produzindo o "aluno problema". Sendo assim, pretendemos demonstrar como os problemas de aprendizagem estão sendo tratados se levarmos em consideração uma abordagem médica que não trata da questão libidinal no processo da aprendizagem.Downloads
Publicado
2012-06-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.