Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais

Autores

  • Alessandra Campanini Mendes Mestre pela Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Professor da Universidade Federal de São Carlos Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino

Palavras-chave:

ansiedade à matemática, escala de ansiedade à matemática, alunos do ensino fundamental e médio

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar casos de extrema ansiedade à matemática em estudantes do Ensino Fundamental e Médio, e discutir implicações educacionais. Aplicou-se uma escala de ansiedade à matemática a estudantes do Ensino Fundamental e Médio, contendo 24 situações relacionadas ao estudo de Matemática. Para cada situação o participante deveria escolher uma opção: nenhuma ansiedade; baixa ansiedade; ansiedade moderada; alta ansiedade; extrema ansiedade. Dos 1106 estudantes que responderam à escala, selecionou-se 11 casos cujos escores entre 97 e 106 indicavam extrema ansiedade. Os dados são discutidos com base nas implicações educacionais que os itens da escala indicam como sendo situações ansiogênicas. Também são indicadas possíveis intervenções com o objetivo de reduzir ou reverter a ansiedade à matemática.

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