Dificuldades de leitura: aplicação da metodologia da equivalência de estímulos
Palavras-chave:
análise experimental do comportamento, dificuldades de leitura/escrita, equivalência de estímulosResumo
As dificuldades de aprendizagem mais comumente encontratas são as de leitura e, conseqüentemente, de escrita. A análise experimental do comportamento propõe recursos de ensinode leitura e escrita envolvendo os procedimentos de discriminação condicional e de exclusão, e analisando a emergência de relações equivalentes. Este estudo visou o ensino de tais procedimentos a uma professora ministrante de aulas de reforço, bem como sua aplicação junto aos alunos que freqüentavam. Participaram uma professora e 4 alunos do ensino fundamental. Realizou-se a seleção dos participantes, um pré-teste de leitura com os alunos e o pré-treino. Logo depois, houve o treinamento da professora com o método da equivalência de estímulos e, em seguida, realizaram-se 12 sessões com os alunos para aplicação do programa. Os resultados indicam que a metodologia da equivalência contribuiu para a aprendizagem de leitura de todas as palavras de treino e de novas palavras, mostrando-se como um recurso para a prática pedagógica.Downloads
Publicado
2016-12-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.