Por que as crianças devem ir à escola? As relações entre a Psicologia, a infância e a Pedagogia moderna do Brasil

Autores

  • Virgínia Sales Gebrim VCG

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, Lourenço Filho, infância

Resumo

As proposições pedagógicas da Escola Nova que se constituíram no Brasil durante a primeira metade do século XX orientaram as práticas educativas, tendo a psicologia como a principal fundamentação teórica. Nesse processo trouxeram no seu bojo uma concepção de infância, articulada e calcada na instituição escolar. É possível extrair as formulações, as orientações e os conhecimentos que eram dirigidos aos educadores brasileiros mediante uma determinada produção pedagógica - as obras que compõem a "Biblioteca da Educação", editada no período de 1927 a 1950, dirigida por Lourenço Filho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

Gebrim, V. S. (2016). Por que as crianças devem ir à escola? As relações entre a Psicologia, a infância e a Pedagogia moderna do Brasil. Psicologia Da Educação, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/30824

Edição

Seção

Artigos