A Psicologia da Educação na formação do pedagogo: o movimento da disciplina de 1972-1990 e sua articulação como o contexto histórico-cultural

Neide Barbosa Saisi

Resumo


Este artigo fundamenta-se na pesquisa de doutorado Psicologia da Educação: Retrospectiva de uma disciplina, defendida em maio de 1996, na PUCSP, cujo objetivo básico foi refletir sobre a contribuição potencial da Psicologia da Educação na formação do educador. O interesse foi particularizado nessa disciplina, no curso de Pedagogia da PUC-SP, no qual a autora é docente. Para atingir este objetivo, empregou-se a técnica de análise de conteúdo para descrever e interpretar 59 planos de ensino, relativos ao período de 1972 a 90, tendo como passos sucessivos as seguintes etapas: 1) caracterizar a preocupação da disciplina quanto ao preparo teórico-prático do educador; 2) Caracterizar as mudanças ocorridas na natureza dessas preocupações no período analisado, situando-as no contexto educacional brasileiro; 3) refletir sobre o sentido positivo, ou não, das alterações ocorridas para a formação do educador. O objetivo deste artigo é apresentar essas mudanças, articulando-as com o contexto educacional brasileiro e refletir sobre sua contribuição potencial para a formação do educador.

Palavras-chave


Pedagogia; educação; psicologia da educação; formação de professor

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.