Formação de professores: pequenas histórias, grande personagens. Novas práticas e reconhecimento de novos saberes

Autores

  • Sandra La Cava de Almeida Amado Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

formação de professores, diários reflexivos, pesquisa e formação do profissional crítico-reflexivo

Resumo

O trabalho discute experiência em curso de formação universitária de professores. Permite reflexão sobre novo entendimento dos saberes oferecidos pela universidade, que alcançam alunos atuantes nas redes pública e particular, em escolas de educação infantil e fundamental. No contexto atual, quando se discute o locus da formação - cursos de pedagogia, institutos superiores de Educação e cursos normais médios - procura mostrar que a reflexão sobre tal formação ultrapassa o locus, alcançando o processo em si, envolvendo estratégias de formação dos professor crítico-reflexivo. Ante a necessidade de oferecer a tais professores formação ampliada, mais importantes se tornam as contribuições à construção do ser, do saber e do fazer desse professor. A pesquisa apresenta-se como elemento integrador de dois focos de produção da realidade - pesquisador e pesquisados, validando estudos/resultados obtidos em construção coletiva do contexto que envolve a universidade e os espaços de atuação dos alunos-professores.

Downloads

Publicado

2017-01-06

Edição

Seção

Artigos