Políticas públicas de avaliação do ensino superior e seus significados produzidos pela mídia escrita

Autores/as

  • Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Psicologia da Educação

Palabras clave:

ensino superior, avaliação, representações sociais, mídia, políticas públicas

Resumen

O estudo tem como objetivo compreender, sob o enfoque da teoria das representações sociais, o processo de produção de significados veiculados pela mídia escrita sobre a política de avaliação do ensino superior desencadeado pelo governo federal. A metodologia se orientou pelo "Referencial metodológico para análise de representações midiáticas", de Marcondes, Pinto e Tavares, e teve como base de dados os artigos publicados pelos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo nos anos de 1999 e 2000. Os elementos da análise permitiram visualizar a direção dos significados expressos pelos veículos estudados, mediando e legitimando a ideologia neoliberal presente no modelo governamental.

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Publicado

2017-03-03

Cómo citar

Marcondes, A. P. (2017). Políticas públicas de avaliação do ensino superior e seus significados produzidos pela mídia escrita. Psicologia Da Educação, (14-15). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32009

Número

Sección

Artigos