Leitura e escrita nas falas e imagens de professoras

Autores

  • Mary Julia Martins Dietzsch Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

Resumo

Com objetivo de compreender a rede interativa que se organiza em sala de aula e como é construído o espaço de trabalho com a leitura/escrita, foi realizada uma entrevista individual com professoras e observado e registrado, em vídeo, o cotidiano de três salas de aula de escolas públicas paulistanas. Os dados obtidos revelaram não apenas distância entre o discurso e a prática de sala de aula, como também a disponibilidade e interesse das professoras em discutir e rever o seu trabalho. Para isso, recorremos aos vídeos feitos em suas classes e à leitura de textos ficcionais, enfocando professores como personagens. O entrelaçamento dessas diferentes linguagens mostrou-se de especial importância para a leitura crítica, elaborada coletivamente pelas professoras sobre seu trabalho e usas idéias a respeito da leitura/escrita.

Downloads

Publicado

2019-05-21

Edição

Seção

Artigos