Leitura e escrita nas falas e imagens de professoras
Resumo
Com objetivo de compreender a rede interativa que se organiza em sala de aula e como é construído o espaço de trabalho com a leitura/escrita, foi realizada uma entrevista individual com professoras e observado e registrado, em vídeo, o cotidiano de três salas de aula de escolas públicas paulistanas. Os dados obtidos revelaram não apenas distância entre o discurso e a prática de sala de aula, como também a disponibilidade e interesse das professoras em discutir e rever o seu trabalho. Para isso, recorremos aos vídeos feitos em suas classes e à leitura de textos ficcionais, enfocando professores como personagens. O entrelaçamento dessas diferentes linguagens mostrou-se de especial importância para a leitura crítica, elaborada coletivamente pelas professoras sobre seu trabalho e usas idéias a respeito da leitura/escrita.Downloads
Publicado
2019-05-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.