A Psicologia da Educação enquanto disciplina da escola normal secundária em Maringá

Autores

  • Gesciely Barbosa da Silva Tadei Faculdade Noroeste Paranaense
  • Analete Regina Schelbauer Universidade Estadual de Maringá
  • Sheila Maria Rosin Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, escola normal secundária, instituições escolares, formação de professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a disciplina de Psicologia da Educação na Escola Normal Secundária de Maringá, nas décadas de 1950 a 1970, tendo como locus de investigação três instituições de ensino: o Instituto de Educação Estadual de Maringá, o Colégio Santa Cruz e o Colégio Santo Inácio. O trabalho foi desenvolvido com base na análise dos documentos escolares e dos livros e manuais didáticos. Nesta pesquisa, verificamos que a autoria da maioria dos manuais escolares era de origem estrangeira; a aprendizagem foi o tema tratado com mais veemência pelos autores; o campo prático educacional foi o mais expressivo; o referencial teórico da psicologia comportamental foi o mais encontrado na literatura. O ensino da disciplina de Psicologia da Educação estava pautado nos preceitos escolanovistas, com alguns traços da pedagogia tecnicista.

Biografia do Autor

Gesciely Barbosa da Silva Tadei, Faculdade Noroeste Paranaense

Psicóloga, Mestre em Educação pelo PPE/UEM e professora da Faculdade Noroeste Paranaense.

Analete Regina Schelbauer, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela USP-SP e professora da Universidade Estadual de Maringá

Sheila Maria Rosin, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos