Educação infantil: legislação e prática pedagógica

Autores

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia

Palavras-chave:

educação infantil, formação e atuação profissional

Resumo

Neste artigo discutimos algumas polêmicas que envolvem a educação infantil, tomando como ponto de análise a legislação e a prática pedagógica corrente. Abordamos alguns aspectos mais relevantes de que trata a Constituição Brasileira de 1998 e a Lei de diretrizes e Bases LDB 9394/96, dentre outras, acerca da formação dos profissionais da educação infantil. A discussão desses temas ocorre tendo em vista os objetivos e finalidades dessa etapa da educação. Tecemos, ainda, uma síntese histórica da educação oferecida às crianças de 0 a 6 anos no Brasil, em especial a realidade da Cidade de Cáceres, MT. Para tanto, utilizamos dados preliminares de uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na região.

Biografia do Autor

Maria Izete de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia

Doutora em Psicologia da Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Unemat/Cáceres Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos