A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio “cuidar-educar” e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil

Autores

  • Juliana Campregher Pasqualini
  • Lígia Márcia Martins

Palavras-chave:

educação infantil, cuidar-educar, perspectiva anti-escolar

Resumo

O presente ensaio apresenta uma análise crítica do binômio “cuidar-educar” e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil, proposições que emergem no contexto da busca pela especificidade do trabalho pedagógico junto à criança pequena. A argumentação pretende evidenciar que o slogan “cuidar-educar” pouco contribui para o avanço no entendimento das especificidades do ensino infantil e que a perspectiva anti-escolar aponta para uma diluição das fronteiras entre a educação escolar infantil e outras agências socializadoras, acarreta a descaracterização do papel do professor e revela um compromisso político divergente das necessidades das famílias das classes populares. Apresenta-se, por fim, um breve relato de experiência que sustenta a defesa da compreensão da escola de educação infantil como instituição de socialização do conhecimento.

Biografia do Autor

Juliana Campregher Pasqualini

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Araraquara – SP

Lígia Márcia Martins

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia

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Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos