Síndrome de Burnout e estratégias de enfrentamento em professores de escolas públicas e privadas

Autores

  • Mary Sandra Carlotto Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia
  • Sheila Gonçalves Câmara Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, estratégias de enfrentamento, professores

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se há diferença na relação existente entre as estratégias de enfrentamento utilizadas e as dimensões da Síndrome de Burnout em professores de escolas públicas e privadas. A amostra constiuiu-se de 81 professores, 45 de escolas públicas e 36 de escolas privadas. Os instrumentos utilizados neste estudo foram um questionário elaborado para levantamento de dados demográficos e profissionais, o MBI – Maslach Burnout Inventory de Maslach e Jackson, (1986) para avaliar a Síndrome de Burnout e o Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus (1985) para avaliar as estratégias de enfrentamento. Os resultados encontrados, através da prova de correlação de Pearson, evidenciam diferenças nas estratégias utilizadas. Em professores de escolas privadas, quanto maior a utilização de estratégias de confronto, maior a exaustão emocional e a despersonalização e quanto maior a utilização de aceitação de responsabilidade menor a realização profissional. Já em professores de escolas públicas, quanto maior a utilização da estratégia de afastamento e de fuga, maior a exaustão emocional. A despersonalização eleva-se na medida em que há uma maior utilização da estratégia de afastamento. Com relação à realização profissional, verifica-se que quanto maior o uso de afastamento, menor o sentimento de que o trabalho é fonte de realização profissional. A utilização de resolução de problemas eleva a dimensão de realização profissional. Resultados apontam para a necessidade de intervenções diferenciadas nos grupos pesquisados.

Biografia do Autor

Mary Sandra Carlotto, Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia

Psicóloga, especialista em Gestão de Recursos Humanos (UCM-RJ); mestre em Saúde Coletiva (ULBRA-RS); doutora em Psicologia Social (USC/ES); professora e pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia do Curso de Psicologia e do PPG em Saúde Coletiva – Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas.

Sheila Gonçalves Câmara, Universidade Luterana do Brasil, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia

Psicóloga, mestre em Psicologia Social e da Personalidade e doutora em Psicologia (PUCRS), professora e pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia do Curso de Psicologia e do PPG em Saúde Coletiva – Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos