A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural1

Autores

  • Alessandra Pimentel

Palavras-chave:

teoria histórico-cultural, jogo e educação, desenvolvimento psicológico

Resumo

O artigo se reporta à teoria histórico-cultural para discutir o papel do jogo na educação formal, sobretudo nos primeiro anos da educação básica. Primeiro, conceitos como o de Zona de Desenvolvimento Proximal e internalização das funções psicológicas superiores são apresentados para, em seguida, implicá-los na definição vygotskiana de jogo. Depois, à luz das contribuições de Elkonin, o uso de atividades lúdicas no contexto educativo é ressaltado, tendo em conta os quatro princípios gerais propostos pelo autor para explicar a função desempenhada pelo jogo no desenvolvimento do psiquismo.

Biografia do Autor

Alessandra Pimentel

Doutora em Educação (área: Psicologia) pela USP e Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos