Eles "passam de bolo" e ficam cada vez mais analfabetos: discutindo as representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores

Autores

  • Laêda Bezerra Machado Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós Graduação em Educação (Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica),

Palavras-chave:

ciclos de aprendizagem, representação social, professor

Resumo

Uma das políticas mais incisivas de enfrentamento do fracasso escolar tem sido a implantação de ciclos de aprendizagem. Este estudo faz um levantamento do conteúdo das representações sociais dessa nova forma de organização curricular. Trinta professores da rede municipal do Recife participaram da pesquisa respondendo a uma entrevista semi-estruturada. Os resultados apontam uma representação social de ciclos de aprendizagem centrada na promoção automática. Os alunos continuam analfabetos, a despeito da permanência na escola. Essa representação social é revelada na desmotivação geral dos professores com as possibilidades de aprendizagem e educação das futuras gerações. Os resultados vêm confirmar que, sem o comprometimento coletivo de gestores do sistema educacional, escolas, profissionais, famílias e alunos, as diferentes inovações educacionais poderão contribuir ainda mais para fragilizar a qualidade da educação.

Biografia do Autor

Laêda Bezerra Machado, Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós Graduação em Educação (Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica),

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica) e do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

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Publicado

2019-06-04

Edição

Seção

Artigos