A psicologia da educação no curso normal de uma escola confessional católica da cidade de São Paulo (1941-1961)

Autores

  • Carla Mirella Mastrobuono Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.
  • Mitsuko Aparecida Makino Antunes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

História da Psicologia no Brasil, História da Psicologia da Educação no Brasil, Psicologia da Educação, escolas normais, escolas normais confessionais católicas.

Resumo

O artigo trata da história da Psicologia da Educação no Brasil pela análise de documentos do curso normal de uma escola confessional católica da cidade de São Paulo, nos anos de 1941 a 1961, para compreender de que forma se apresentava, em termos de conteúdos e métodos, nos Pontos de Exame das disciplinas Psicologia, Pedagogia e Psicologia e Pedagogia. Os dados indicaram que a Psicologia da Educação ensinada refletia o que se entendia como Psicologia Educacional na época, mesclada a conteúdos confessionais que influenciaram a abordagem de algumas teorias psicológicas, em especial a psicanálise, contribuindo para a disseminação das idéias sobre a Psicologia Educacional e a Psicologia como ciência e fornecendo às alunas subsídios para a vivência dos papéis de mães, esposas, e professoras primárias.

Biografia do Autor

Carla Mirella Mastrobuono, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Doutora em Educação: Psicologia da Educação – PUC-SP. Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos.

Mitsuko Aparecida Makino Antunes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professora Titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2019-06-06

Edição

Seção

Artigos