A clínica-escola e o estágio em psicologia na área educional: fundamentos teóricos e prática profissional

Autores

  • Luiz Donadon Leal Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia
  • Rosana Aparecida Albuquerque
  • Silvana Calvo Tuleski Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia
  • Sonia Mari Shima Barroco Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Palavras-chave:

psicologia escolar, estágio supervisionado, clínica-escola

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o trabalho da área Escolar na Unidade de Psicologia Aplicada – UPA, da Universidade Estadual de Maringá. O estágio supervisionado é um espaço para que o psicólogo em formação contribua com a escola em seu objetivo de socializar os conhecimentos produzidos pela humanidade. Desta forma, tem primado pelo aprofundamento teórico e prático na compreensão dos fenômenos educativos em suas relações contextuais e históricas. As atividades oferecidas às escolas, professores e pais, e o atendimento às crianças com dificuldades escolares, realizado na UPA, aproximam os estagiários da realidade da escola pública e contribuem para sua formação, enfatizando a compreensão da subjetividade presente no processo pedagógico e a importância da escola na transmissão-apropriação dos conhecimentos científicos.

Biografia do Autor

Luiz Donadon Leal, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Mestre em Educação, psicólogo da Unidade de Psicologia Aplicada e professor colaborador do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Doutora em Educação, professora do Departamento de Psicologia e coordenadora da Área Escolar da Unidade de Psicologia Aplicada da Universidade Estadual de Maringá.

Rosana Aparecida Albuquerque

Psicóloga da Unidade de Psicologia Aplicada – Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Mestre em Educação, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, doutoranda em Educação-Unesp-Araraquara

Sonia Mari Shima Barroco, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Mestre em Educação, professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, doutoranda em Educação – Unesp – Araraquara. E-mail: soniashima@uol.com.br

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Publicado

2019-06-06

Edição

Seção

Artigos