A DIMENSÃO SUBJETIVA DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE ADULTO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200004

Palavras-chave:

Subjetividade, Aprendizagem escolar, Vulnerabilidade social

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a condição de aprendente escolar está constituída na subjetividade de estudantes em situação de vulnerabilidade social, fundamentado na Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey. As informações foram produzidas a partir de entrevistas semiestruturadas, complemento de frase, diário de campo, linha do tempo (trajetória de vida e escola) e observação. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do Distrito Federal, que atende especificamente moradores ou ex-moradores de rua, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Identificou-se que, nos três participantes da pesquisa, mesmo tendo passado por experiências bem parecidas, como ter morado nas ruas, serem ex-usuários de drogas e terem abandonado a escola ainda na adolescência, o modo como subjetivam a condição de aprendente escolar é perpassado pela natureza dos sentidos subjetivos que são produzidos no tempo presente, por vezes expressando uma condição de sujeito ou de agente do processo de aprendizagem escolar.

Referências

Castel, R. (1994). Da indigência à exclusão, a desfiliação: precariedade do trabalho e vulnerabilidade relacional. In: Lancetti, A. (Org.), Saúde loucura 4: grupos e coletivos (21-48). São Paulo: HUCITEC.

González Rey, F. (2013). O que oculta o silêncio epistemológico da psicologia? Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais.

González Rey, F. (2006). O sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In M.C. Tacca (Org.) Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2006. pp. 29-44.

González Rey, F. (2005). Pesquisa qualitativa e subjetividade:

os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira.

González Rey, F. & Martínez, A. M. (2017). Subjetividade:

teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea. Instituto

de Pesquisa Econômica Aplicada. (2017). Atlas da Vulnerabilidade Social. Brasília. IPEA.

Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (2020). Abandonar a escola é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres. Disponível em: https://agenciadenoticias. ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25883-abandono-escolar-e-oito-vezes-maiorentre jovens-de-familias-mais-pobres.

Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (2020). Síntese de

Indicadores Sociais – SIS. O que é. Disponível em: https://

www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9221-

sintese-de-indicadores-sociais.html?=&t=o-que-e.

Moser, C. (1998). The asset vulnerability framework: reassessing

urban poverty reduction strategies. Washington D.C: World

Bank.

Rossato, M. (2009). O movimento da subjetividade no processo

de superação das dificuldades de aprendizagem escolar. Tese de

doutorado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Rossato, M.; Matos, J. F. & Paula, R. M. de . (2018) A subjetividade do professor e sua expressão nas ações e relações pedagógicas. Educação em Revista.

Rossato, M.; Martínez, A. M. (2018). Contribuições da metodologia construtivo-interpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. Revista Lusófona de Educação.

Rossato, M. & Martínez, A. M. (2011). A superação das dificuldades de aprendizagem e as mudanças na subjetividade. In A. Mitjáns Martínez & M. C. Tacca (Orgs.) Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas

para alunos com dificuldade e deficiência Campinas: Alínea. pp. 71-107.

Rossato, M. & Martínez, A. M. (2013). Desenvolvimento da subjetividade: análise de histórias de superação das dificuldades de aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 17 (2), 289-298.

Rossato, M. & Assunção, R. (2019). O desenvolvimento subjetivo no processo da formação docente (2019. In M. Rossato & V. L. A. Peres. (Org.). Formação de educadores e psicólogos: contribuições e desafios da subjetividade na perspectiva cultural-histórica. 1ed.Curitiba: Appris, v. 1,

pp. 47-68.

Downloads

Publicado

2020-10-16

Edição

Seção

Artigos