A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS MULTICULTURAIS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200005

Palavras-chave:

Escola, Inclusão escolar, Crianças multiculturais, Adolescentes multiculturais

Resumo

Neste estudo exploratório foi investigada a experiência escolar de crianças e adolescentes multiculturais. Participaram pais e mães de 39 estudantes de ensino fundamental que já haviam vivido em outros países e residiam no Brasil. Por meio de um questionário com 27 questões foi analisado o processo de inclusão escolar dos estudantes multiculturais considerando tempo de estudo, tipo de escola, desempenho escolar, relação com professores e colegas, transição, aceleração e reprovação. O idioma de ensino foi destacado pelos pais como vantagem, quando se mantém desde a escola anterior, e como desafio, quando é diferente. Programas de formação em segunda língua, oferecidos complementarmente ao currículo regular, facilitam a inclusão desses alunos. A adequação entre ano letivo, currículo, idade e série é um imbróglio enfrentado no processo de transição de diferentes países que demanda acompanhamento da família e dos docentes e que se sujeita à flexilibilidade da instuição escolar. Observou-se a importância do clima escolar, que envolve o compartilhamento de expectativas, políticas e medidas práticas, e impacta o acolhimento, a formação de laços sociais e o desempenho acadêmico dos alunos multiculturais. Salienta-se a necessidade de políticas pedagógicas governamentais para a inclusão de alunos de origem estrangeira para garantir os princípios básicos de uma educação de qualidade.

Referências

Adams, M., & Fleer, M. (2016). Social inclusion and exclusion of a young child: A cultural-historical perspective of an international mid-semester transition into an international school in Malaysia. Australasian

Journal of Early Childhood, 41, 86-94.

American School of Brasilia. (2016, dezembro). School calendar 2017-2018. Disponível em: https://www.eabdf.br/files/4314/8121/9252/EAB_Calendar_2017-2018. pdf. Acesso em 15 de fevereiro de 2018

Andrade, M. S. B. (2009). Retrato da realidade escolar de

alunos estrangeiros matriculados em escolas públicas do Distrito

Federal: Um estudo de caso. Dissertação de mestrado.

Universidade de Brasília. Disponível em: http://hdl.

handle.net/10482/4956. Acesso em 18 de fevereiro de

Bates, J. (2013). Administrator perceptions of transition

programs in international schools. Journal of Research

in International Education, 12, 85-102. http://doi.

org/10.1177/1475240913478078

Chang, J., & Le, T. N. (2010). Multiculturalism as a

dimension of school climate: The impact on the academic achievement of Asian American and Hispanic youth. Cultural Diversity and Ethnic Minority Psychology 16, 485-492. http://doi.org/10.1037/a0020654

Davis, P., Headley, K., Bazemore, T., Cervo, J., Sickinger, P., Windham, M., & Rehfuss, M. (2010). Evaluating impact of transition seminars on missionary kids’ depression, anxiety, stress, and well-being. Journal of Psychology and Theology, 38, 186-194.

Distrito Federal. (2005). Resolução no 1. Brasília: Conselho de Educação do Distrito Federal.

Ebaugh, H. R., & Chafetz, J. S. (2000). Structural adaptations in immigrant congregations. Sociology of Religion, 61, 135-153.

Emenike, N. W., & Plowright, D. (2017). Third culture indigenous kids: Neo-colonialism and student identities in Nigerian international schools. Journal of Research in International Education, 16, 3–17. http://doi.

org/10.177/1475240917692757

Governo do Estado de São Paulo. (2016). Resolução SE 1. São Paulo, SP: Secretaria da Educação.

Goza, F., & Ryabov, I. (2009). Adolescents’ educational outcomes: Racial and ethnic variations in peer network importance. Journal of Youth and Adolescence, 38, 1264-1279. http://doi.org/10.1007/s10964-009-9418-8

Guimarães, S., Lemos, I., & Nunes, C. (2012). Social competence and academic achievement in immigrant adolescents in Portugal. Análisis y Modificación de Conducta, 38, 27-38.

Haenni Hoti, A., Heinzmann, S., Muller, M., & Buholzer, A. (2017). Adaptação psicossocial e sucesso escolar em estudantes italianos, portugueses e albaneses na Suíça: Desdobramento de migração Antecedentes, aculturação e contexto escolar. Jornal de Migração Internacional e Imigração, 18, 85-106. https://doi.org/10.1007/

s12134-015-0461-x

Harinen., P. M., Honkasalo, M. V., Ronkainen, J. K., Suurpaa, L. E. (2012). Multiculturalism and young people’s leisure spaces in Finland: Perspectives of multicultural youth. Leisure Studies, 31, 177–191. http://

dx.doi.org/10.1080/02614367.2011.576427

Henry, J. S. (2009). Refugee transition into American public schools: An emergent study of major influences. Tese de doutorado. The University of North Carolina at Greensboro, Greensboro, Estados Unidos. Disponível

em: http://libres.uncg.edu/ir/listing.aspx?id=2492. Acesso em 10 de fevereiro de 2018.

Inglis, C. (1996). Multiculturalism: New policy responses to diversity. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

Limberg, D., & Lamble, G. (2011). Third Culture Kids: Implications for professional school counseling. Professional School Counseling, 15, 45-54. https://doi.org/10.5330/PSC.n.2011-15.45

Lycée Français François Mitterrand. (2016, abril). Calendrier

scolaire 2016/2017. Disponível em: http://www.lycee-francais-brasilia.net/index.php?page=page&id_page=9&id_page_sous_titre=16. Acesso em 20 de janeiro de 2018.

Mattison, E., & Aber, M. S. (2007). Closing the achievement gap: The association of racial climate with achievement and behavioral outcomes. American Journal of Community Psychology, 40, 1-12. http://doi.org/10.1007/s10464-007-9128-x

Ministério da Educação. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394. Brasília: Ministério da Educação.

Ministério da Educação. (2001). Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Especial.

Ministério da Educação. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação.

Murua-Cartón, H., Etxeberria-Balerdi, F., GarmendiaLarrañaga, J., & Arrieta Aranguren, E. (2012). ¿Qué otras competencias debe tener el profesorado del alumnado inmigrante? Magis, Revista Internacional de

Investigación en Educación, 5, (10), 109-132.

Nações Unidas. (2016). International Migration Report 2015: Highlights. New York: United Nations.

New York City Department of Education. (2016). 2016-17 School year calendar. Disponível em: http://schools.nyc.gov/Calendar/default.htm. Acesso em 15 de fevereiro de 2018.

Ozdemir, S. B., & Stattin, H. (2013). Why and when is ethnic harassment a risk for immigrant adolescents’ school adjustment? Understanding the processes and conditions. Journal of Youth and Adolescence, 43, 1252-

http://doi.org/10.1007/s10964-013-0038-y

Pollock, D., & Van Reken, R. (2009). The third culture kid: Growing up among worlds. London: Nicholas Brealey.

Roxas, K. (2008). Who dares to dream the “American Dream”? The success of Somali Bantu male students at an American high school. Multicultural Education, 16, 2-9.

Sam, D. L., & Berry, J. W. (2010). Acculturation: When individuals and groups of different cultural backgrounds meet. Perspectives on Psychological Science, 5, 472-481. http://doi.org/10.1177/1745691610373075

Sears, C. (2012). Negotiating identity in English- medium settings: Agency, resistance and appropriation among speakers of other languages in an international school. Journal of Research in International Education, 11, 117-136. http://doi.org/10.1177/1475240912447848

Schachner, M. K., Noack, P., Van de Vijver, F. J. R., & Eckstein, K. (2016). Cultural diversity climate and psychological adjustment at school-equality and inclusion versus cultural pluralism. Child Development, 87, 1175–1191. http://doi.org/10.1111/cdev.12536

Shvidko, E. V., Evans, N. W., & Hartshorn, K. J. (2015). Factors affecting language use outside the ESL classroom: Student perspectives. System, 51, 11-27. http://doi.org/0.1016/j.system.2015.03.006

Sime, D., & Fox, R. (2015). Migrant children, social capital and access to services post-migration: Transitions, negotiations and complex agencies. Children & Society, 29, 524-534. http://doi.org/10.1111/chso.12092

Steffen, P., & Merrill, R. (2011). The association between religion and acculturation in Utah Mexican immigrants. Mental Health, Religion & Culture, 14, 561-574. http://doi/org/10.1080/13674676.2010.495747

Stufft, D. L., & Brogadir, R. (2011). Urban principals’ facilitation of English language learning in public schools. Education and Urban Society, 43, 560-575. http://doi.org/10.1177/0013124510380720

Szilassy, E., & Arendas, Z. (2007). Understanding of ‘difference’ in the speech of teachers dealing with refugee children in Hungary. Journal of Ethnic and Migration Studies, 33, 397-418. http://doi/org/10.1080/13691830701234525

Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S., & Higgins-D, A. (2013). A review of school climate research. Review of Educational Research, 83, 357–385. http://doi.org/10.3102/0034654313483907

UNESCO, The United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2006). Diretrizes da UNESCO sobre a educação intercultural. Paris: UNESCO.

Yi, J. (2014). “My heart beats in two places”: Immigration stories in korean-american picture books. Children’s Literature in Education, 45, 129-144. http://doi.org/10.1007/s10583-013-9209-4

Downloads

Publicado

2020-10-16

Edição

Seção

Artigos