FOCALIZANDO UM MOMENTO DE MUDANÇA NA TRAJETÓRIA DE 50 ANOS DO PED-PUCSP
DOI:
https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200013Palavras-chave:
Pós-graduação, Produção acadêmica, Currículo, Avaliação, Formação do pesquisadorResumo
Completando 50 anos, o Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação (PED), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), é uma referência na área da Educação. No presente texto, é focalizada a produção acadêmica, sob forma de dissertações e teses, a partir de um momento de reestruturação curricular. Tomando-se como referência artigos que realizaram avaliação do PED, bem como informações sobre a produção acadêmica em diferentes períodos, são fornecidos dados que sustentam a hipótese de que a reestruturação curricular foi um dos fatores fundamentais tanto para o aumento da produção quanto da diminuição do tempo de obtenção do título de Mestre ou de Doutor. Finalmente, são indicados aspectos a serem focalizados em novas pesquisas.Referências
Almeida, L. R., Mahoney, A. A., Moroz, M, Gioia, P. S. & Silva, S. H. S. (1997) Participação em projetos de pesquisa: uma via de formação do pesquisador. Cadernos de Pesquisa, 101, 169-177.
Brasil (1975) I PNPG Plano Nacional de Pósgraduação. MEC, Conselho Nacional de Educação, p. 115-171. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/I_PNPG.pdf. Acesso em: 18/10/2019.
Cunha, L. A. (1991). Pós-graduação em Educação: no ponto de inflexão? Cadernos de Pesquisa, 77, 63-67.
Gatti, B. A. (1987). Formar professores ou pesquisadores no mestrado em educação? Boletim Anped, 9, 1, 31-34.
Gondra, J. G., Nunes, J. B. C. & Martins, M. (2018) Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação (FORPREd/ANPEd): história, configurações, desafios. Revista Brasileira de Educação, 23, 1-18. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230044
Grzybowski, C. (1987). Formar pesquisadores pesquisando: alguns desafios para a pos-graduação em educação. Boletim ANPED, 9,1, p. 34-38.
Mahoney, A. A.; Almeida, L; R., & Moroz, M. (2000) Evasão na pós-graduação: estudo de um caso. Psicologia da Educação, 10/11, 115-138.
Mahoney, A. A., Almeida, L. R., Moroz, M., Silva, S.H.S, Targino, M. L. S, & Gioia, P. S. (1995). O mestrado em Psicologia da Educação na PUC-SP. Uma avaliação. Psicologia da Educação, 1, 89-119.
Moroz, M., Rubano, D. R., Der, L. S., Carvalho, F. R., Hornke, Y. F., & Garcia, C. (1999) Psicologia da Educação: retratando 25 anos de produção de um programa de Pós-graduação. Psicologia da Educação, 9,
-112.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação (1992). Mestrado – Doutorado. Regulamento. PUC-SP, p. 1-19.
Tozzato, N. R. B. (2016). Uma análise da produção de teses
e dissertações do programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP entre 1996 e 2014. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Educação: Psicologia da Educação. PUC-SP. 58 p.
Warde, M. J. (1990). O papel da pesquisa na pós-graduação em educação. Cadernos de Pesquisa, 73, 67-75.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.