O CÉREBRO APRENDIZ: NEUROPLASTICIDADE E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20200014

Resumo

Obra que procura dar vigor ao debate acadêmico sobre métodos educacionais a partir do paradigma empírico-positivista da neurociência.

Referências

Bowers, J. S. (2016). The practical and principled problems with educational neuroscience. Psychological Review, 123, 600-612. 10.1037/rev0000025

Cesana-Arlotti, N., Martín, A., Téglás, E., Vorobyova, L., Cetnarski, R., & Bonatti L.L. (2018). Precursors of logical reasoning in preverbal human infants. Science, 359, 1263-1266. 10.1126/science.aao3539

Dikker, S.; Wan, L.; Davidesco, I.; Kaggen, L.; Oostrik, M.; McClintock, J.; Rowland, J., Michalareas, G., Van Bavel, J.J., Ding, M., & Poeppel, D. (2017). Brain-toBrain Synchrony Tracks Real-World Dynamic Group

Interactions in the Classroom. Current Biology, 27, 1375-1380. 10.1016/j.cub. 2017.04.002

Lent, R. (2019). O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. (1ª ed). Rio de Janeiro, RJ: Atheneu.

Piaget, J. (1970). O nascimento da inteligência da criança. (pp. 387). (Álvaro Cabral, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Zahar Editores.

Sigman, M., Peña, M.; Goldin, AP.; & Ribeiro, S. (2014). Neuroscience and education: prime time to build the bridge. Nature Neuroscience, 17, 497-502. 10.1038/nn.3672.

Stokes, D. E. (2005). O quadrante Pasteur – A ciência básica e a Inovação Tecnológica. (pp. 247). (J.E. Maiorino, trad.). Campinas: Ed. da Unicamp. (Trabalho originalmente publicado em 1997).

Weinstein, Y., Madan, C.R ., & Sumeracki, M.A. (2018). Teaching the science of learning. Cognitive Research: Principles and Implications,

(2), 1-17. 10.1186/s41235-017-0087-y

Wilson, E. O. (1999) Consilience. The Unity of Knowledge. (pp. 368). New York, USA: Vintage Books.

Downloads

Publicado

2020-10-16

Edição

Seção

Resenha