ANÁLISE CONCEITUAL DA EXPRESSÃO “SOCIOEMOCIONAL” EM ARTIGOS DE PSICOLOGIA

Ariela Santana Cardoso, Thiago Gomes De Castro

Resumo


O uso da expressão ‘socioemocional’ tem se tornado cada vez mais frequente na literatura de Psicologia. Todavia, seu significado e demarcações operacionais para avaliação em pesquisas muitas vezes não convergem para uma compreensão homogênea. Considerando a relevância atual do tema para a pesquisa psicológica, o presente estudo buscou analisar o conceito a partir de seus contextos de aplicação e operacionalização. Foi conduzida uma busca de artigos publicados em periódicos de Psicologia entre 2005 e 2015 consultando as bases Web of Science, PsycInfo, Scielo e PePSIC. Para a busca foram utilizados os termos “socioemocional” e “psicologia” nas línguas inglesa e portuguesa. A análise conceitual conectiva buscou verificar os contextos de enunciação, os termos conectivos, e o grau de explicitude operacional relativos aos usos da expressão socioemocional. A busca retornou 198 artigos que, após filtragem, considerando apenas estudos empíricos não repetidos, reteve 74 artigos para a análise conceitual. Os resultados evidenciaram uma prevalência de textos publicados nas áreas de educação e psicologia do desenvolvimento. Ao todo, 26 termos conectivos foram registrados na vinculação com a expressão socioemocional. Prevaleceram os estudos em que a expressão socioemocional não apresentou definição explícita em sua enunciação. Conclui-se que, embora o uso da expressão socioemocional seja crescente na literatura de Psicologia, sua circulação e operacionalização heterogêneas demonstram a estrutura probabilística do conceito, referindo uma base teórica pouco clara na explicitação dos construtos e uma forte ênfase nas técnicas de avaliação para a definição do uso da expressão socioemocional.

Palavras-chave


Terminologia da psicologia; Respostas emocionais; Revisão de literatura; Pesquisa científica; Semântica

Texto completo:

PDF

Referências


Arnold, D. H., Kupersmidt, J. B., Voegler-Lee, M. E., & Marshall, N. A. (2012). The association between preschool children’s social functioning and their emergente academic skills. Early Childhood Research Quarterly, 27(3), 376-386. 10.1016/j.ecresq.2011.12.009

Baysinger, M. A., Scherer, K. T., & LeBreton, J. M. (2014). Exploring the disruptive effects of psychopathy and aggression on group processes and group effectiveness. Journal of Applied Psychology, 99(1), 48-65. 10.1037/a0034317

Beaney, M. (2016). Analysis. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Retrieved from https://plato.stanford.edu/archives/sum2016/entries/analysis/.

Berger, C., Alcalay, L., Torretti, A., & Milicic, N. (2011). Socioemotional wellbeing and academic achievement: Evidence from a multilevel approach. Psicologia: Reflexão e Critica, 24(2), 344-351. 10.1590/

S0102-79722011000200016

Bergner, R. A. (2017). What is a person? What is the self? Formulations for a science of psychology. Journal of Theorethical and Philosophical Psychology, 37(2), 77-90.

Bornstein, M. H., Putnick, D. L., Heslington, M., Gini, M., Suwalsky, J. T., Venuti, P., de Falco, S., Giusti, Z., Zingman de Galperín, C. (2008). Mother-child emotional availability in ecological perspective: three countries, two regions, two genders. Developmental Psychology, 44(3),

-680. 10.1037/0012-1649.44.3.666

Bramham, J., Morris, R. G., Hornak, J., Bullock, P., Polkey, C. E. (2009). Social and emotional functioning following bilateral and unilateral neurosurgical pré-frontal cortex lesions. Journal of Neuropsychology, 3(1), 125-143.10.1348/174866408X293994

CAPES, F. (2014). Programa de Apoio à Formação de Profissionais no Campo das Competências Socioemocionais. Fundação CAPES, Ministério da educação. Retrieved July 7, 2016, from http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-capes-competencias-socioemocionais.

Cárdenas, M., Páez, D., Rimé, B., Bilbao, Á., & Asún, D. (2014). Personal emotions, emotional climate, social sharing, beliefs, and values among people affected and unaffected by past political violence. Peace and Conflict: Journal of Peace Psychology, 20(4), 452-464. 10.1037/

pac0000038

Chen, X., Zhang, G., Chen, H., & Li, D. (2012). Performance on delay tasks in early childhood predicted socioemotional and school adjustment nine years later: A longitudinal study in Chinese children. International

Perspectives in Psychology: Research, Practice, Consultation, 1(1), 3-14. 10.1037/a0026363

Cvengros, J. A., Christensen, A. J., Cunningham, C., Hillis,S. L., & Kaboli, P. J. (2009). Patient preference for and reports of provider behavior: impact of symmetry on patient outcomes. Health Psychology, 28(6), 660-667.10.1037/a0016087

Daga, S. S., Raval, V. V., & Raj, S. P. (2015). Maternal metaemotion and child socioemotional functioning in immigrant Indian and White American families. Asian American Journal of Psychology, 6(3), 233-241. 10.1037/

aap0000014

Duncan, G. J., Dowsett, C. J., Claessens, A., Magnuson, K., Huston, A. C., Klebanov, P., ... & Sexton, H. (2007). School readiness and later achievement. Developmental Psychology, 43(6), 1428-1443. 10.1037/0012-1649.43.6.1428

Ehrensaft, M. K., Knous-Westfall, H. M., & Cohen, P. (2011). Direct and indirect transmission of relationship functioning across generations. Journal of Family Psychology, 25(6), 942-952. 10.1037/a0025606

Erath, S. A., El-Sheikh, M., Hinnant, J. B., & Cummings, E. M. (2011). Skin conductance level reactivity moderates the association between harsh parenting and growth in child externalizing behavior. Developmental Psychology, 47(3), 693-706. 10.1037/a0021909

Fried, R., & Mayer, M. F. (1948) Socio-emotional factors accounting for growth failure in children living in an institution. The Journal of Pediatrics, 33(4), 444-456.10.1016/s0022-3476(48)80202-7

Gondim, S. M. G., Morais, F. A., & Brantes, C. dos A. A. (2014). Competências socioemocionais: fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 14 (4), 394-406.

Guilford, J. P., & Braly, K. W. (1930). Extroversion and Introversion. Psychological Bulletin, 27, 96-107. 10.1037/h0073968.

Halle, T .G., Whittaker, J. V., Zepeda, M., Rothenberg, L., Anderson, R., Daneri, P., Wessel, J., & Buysse, V. (2014). The social-emotional development of dual language learners: looking back at existing research and moving forward with purpose. Early Childhood Researc Quarterly,

(4), 734-749. 10.1016/j.ecresq.2013.12.002

Hashimoto, T., Takeuchi, H., Taki, Y., Sekiguchi, A., Nouchi, R., Kotozaki, Y., ... & Shinada, T. (2015). Neuroanatomical correlates of the sense of control: Gray and white matter volumes associated with an internal locus of control. NeuroImage, 119, 146-151. doi:10.1016/j.neuroimage.2015.06.061

Hausen, N., & terHark, M. (2013). Aspect seeing in Wittgenstein and in Psychology. In T.P. Racine & K.L. Slaney (Eds.), A Wittgensteinian perspective on the use of conceptual analysis in psychology (pp. 87-109). London, UK: Palgrave Macmillan.

Järvelä, S. (2012). Socio-emotional aspects of learning. In N.M. Seel (Ed.), Encyclopedia of the Sciences of Learning – Volume II (pp. 3139-3140). Amsterdam, NE: Springer.

Jokela, M. (2010). Characteristics of the first child predict the parents’ probability of having another child. Developmental psychology, 46(4), 915-926. 10.1037/a0019658

Kim, Y. K., Curby, T. W., & Winsler, A. (2014). Child, family, and school characteristics related to English proficiency development among low-income, dual language learners. Developmental Psychology, 50(12), 2600-2613. 10.1037/a0038050

Laurenti, C., & Lopes, C. E. (2014). Metodologia de pesquisa conceitual em psicologia. Em C. Laurenti, C. E.Lopes & S. F. Araujo (Orgs.), Pesquisa teórica em psicologia (pp. 41-70). São Paulo: Hogrefe CETEPP.

Lee, R., Zhai, F., Brooks-Gunn, J., Han, W. J., & Waldfogel, J. (2014). Head start participation and school readiness: Evidence from the early childhood longitudinal study–birth cohort. Developmental Psychology, 50(1), 202-215.10.1037/a0032280

Margolis, E., & Laurence, S. (2014). Concepts. The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2014 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL = https://plato.stanford.edu/archives/spr2014/entries/concepts/.

McClelland, D. C. (1973). Testing for competence rather than for “intelligence”. American Psychologist, 28(1), 1-14. 10.1037/h0034092

Racine, T. P., & Slaney, K. L. (2013). A Wittgensteinian perspective on the use of conceptual analysis in psychology. London, UK: Palgrave Macmillan.

Romano, E., Babchishin, L., Pagani, L. S., & Kohen, D. (2010). School readiness and later achievement: Replication and extension using a nationwide Canadian survey. Developmental Psychology, 46(5), 995-1007.10.1037/a0018880

Santos, D. & Primi, R. (2014). Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: OCDE, SEEDUC, Instituto Ayrton Senna.

Slaney, K. L., & Racine, T. P. (2011). On the ambiguity of concept use in psychology: Is the concept “concept” a useful concept? Journal of Theoretical and Philosophical Psychology, 31(2), 73-89. doi:10.1037/a0022077

Thompson, R. A. (1990). Socioemotional development. (Vol.36). Lincoln, NE: University of Nebraska Press.

Tso, I. F., Mui, M. L., Taylor, S. F., & Deldin, P. J. (2012). Eye-contact perception in schizophrenia: relationship with symptoms and socioemotional functioning. Journal of Abnormal Psychology, 121(3), 616-627. 10.1037/a0026596

Washburne, J. (1935). A test of social adjustment. Journal of Applied Psychology, 19, 125-144.

Zaslow, M. J., Weinfield, N. S., Gallagher, M., Hair, E. C., Ogawa, J. R., Egeland, B., ... & De Temple, J. M.(2006). Longitudinal prediction of child outcomes from differing measures of parenting in a lowincome sample. Developmental psychology, 42(1), 27-37. 10.1037/0012-1649.42.1.27.




DOI: https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p31-41

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.