DESENVOLVIMENTO MORAL NA CIBERCULTURA

Autores

  • Wagner Roberto Dias Nascimento Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, São João da Boa Vista, São Paulo https://orcid.org/0000-0001-6058-5803
  • Ana Cristina Salviato-Silva Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, São João da Boa Vista, São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1014-0643
  • Betânia Alves Veiga Dell’ Agli Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, UNIFAE, São João da Boa Vista, São Paulo https://orcid.org/0000-0002-8805-2838

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p107-115

Palavras-chave:

Internet, Moral, Educação, Desenvolvimento humano, Educomunicação

Resumo

A maneira como as tecnologias digitais de informação e comunicação são discutidas e ensinadas em ambiente escolar podem não incluir de maneira sistemática a discussão sobre o impacto no comportamento ético. Privilegia-se apresentálas como ferramenta de estudos, engajamento ou entretenimento, porém sua utilização em idade cada vez mais precoce apresenta a cibercultura para um indivíduo em desenvolvimento moral, com implicações ainda pouco exploradas uma vez que é fenômeno recente. O objetivo deste artigo é analisar reações diante de situações de cunho ético e moral no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) por universitários que foram expostos à internet em idade de desenvolvimento moral. De abordagem quantitativa, este artigo inclui uma breve explanação sobre teorias de desenvolvimento moral e apresenta os resultados de um estudo de campo com 308 participantes, em situações tais como pirataria, plágio e cyberbullying. Foi possível identificar divergência no comportamento em razão da mídia empregada. Também se destaca a importância de as instituições manterem canais apropriados para acolhimento de problemas relacionados ao uso inadequado da internet, e indica a educomunicação como possibilidade para superação desse desafio e progresso do desenvolvimento humano local e global.

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Publicado

2020-11-18

Edição

Seção

Artigos