Origem social e percurso

mérito e contingência entre egressos de um curso superior

Autores

  • Claúdia Beatriz de Lima Nicácio Fundação João Pinheiro, FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Rosânia Rodrigues de Sousa Fundação João Pinheiro, FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-2417-5812
  • Letícia Godinho Fundação João Pinheiro, FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-5083-5899
  • Marina Alves Amorim Fundação João Pinheiro, FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Vera Scarpelli Castilho Fundação João Pinheiro, FJP, Belo Horizonte, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p10-21

Palavras-chave:

Administração Pública, Carreira, Desigualdades educacionais, Ensino superior, Classe social

Resumo

A problemática das desigualdades educacionais evidencia a influência da origem social sobre aspectos que envolvem o acesso e a permanência dos  estudantes no ensino superior e ao longo da trajetória profissional. Este artigo tem como objetivo analisar em que medida o Curso de Administração Pública (CSAP) da Fundação João Pinheiro (FJP) é atravessado pela reprodução da estrutura de classes, seja da perspectiva dos ingressantes, seja da perspectiva dos egressos, à luz do referencial teórico de Bourdieu e Lahire. Realizou-se uma análise quanti e qualitativa dos dados dos alunos egressos do
Curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro. A abordagem quantitativa nos forneceu um perfil do grupo estudado, a partir da análise de variáveis relacionadas à origem de classe. Entrevistas foram utilizadas para entender os percursos específicos dos sujeitos entrevistados. Corroborando o que apontam estudos da sociologia da educação, verificou-se estatisticamente que a origem social impacta sobre as chances de acesso ao curso. Por outro lado, dentre os indivíduos oriundos das camadas populares, há aqueles que vencem a barreira do ingresso e constroem trajetórias de sucesso acadêmico e profissional. Assim, por meio de análise qualitativa, procurou-se vislumbrar os fatores que possibilitaram o acesso ao CSAP e a permanência na carreira. Percebeu-se a importância da socialização secundária, da bolsa de estudos assegurada pelo curso, da garantia do ingresso no serviço público prevista com a conclusão da graduação e da persistência.

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Publicado

2021-10-22

Edição

Seção

Artigos