Autoeficácia, habilidades sociais e clima escolar de estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Amanda Oliveira Falcão Centro Universitário Inta, UNITAN, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9721-0439
  • Gisele Aparecida de Morais Instituto Federal Fluminense, Itaperuna, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p33-43

Palavras-chave:

Autoeficácia, Habilidades sociais, Clima escolar, Ensino fundamental

Resumo

O estudo comparou a autoeficácia acadêmica, as habilidades sociais e o clima escolar de estudantes do final do Ensino Fundamental, considerando diferenças por sexo e a influência do histórico de reprovação escolar, a partir da Teoria Social Cognitiva. Participaram 491 alunos (idade de 11 a 16 anos),  selecionados por conveniência, de ambos os sexos, que frequentavam os três últimos anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares de uma cidade do Estado de Minas Gerais. Os participantes responderam ao Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes, ao Children’s Self-Efficacy Scale, ao Questionário de Clima Escolar e ao Questionário com informações demográficas. Os resultados indicaram que as meninas apresentaram mais autoeficácia para atividades extracurriculares/lazer e social e mais empatia e assertividade do que os meninos. Os alunos apresentaram mais habilidades  sociais de abordagem social/sexual e perceberam mais o clima escolar acerca do relacionamento entre estudantes. Estudantes com histórico de reprovação escolar tiveram menor autoeficácia e clima escolar positivo. Os dados evidenciaram as influências dos papéis de gênero e da reprovação escolar sobre as relações interpessoais e o desempenho escolar dos estudantes ao final do Ensino Fundamental, destacando a necessidade de se fomentar programas de intervenção com alunos e professores.   

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Publicado

2021-10-22

Edição

Seção

Artigos