Pesquisa-trans-formação e a crítica marxista na produção de informação e conhecimento

Autores

  • Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Universidade de Taubaté
  • Wanda Maria Junqueira de Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp24-32

Palavras-chave:

Pesquisa-Trans-Formação, Crítica marxista, Dimensão subjetiva da realidade, Materialismo histórico-dialético, Psicologia sócio-histórica

Resumo

Este artigo, de caráter metodológico, pretende expor a perspectiva que deu base à pesquisa desenvolvida na tese “Dimensão subjetiva dos processos de inclusão escolar no movimento da Pesquisa-Trans-Formação”, que compõe o rol de pesquisas críticas que têm sido realizadas pelo GADS (Grupo Atividade Docente e Subjetividade) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e busca enfatizar a crítica marxista como princípio necessário à pesquisa que se propõe transformadora e crítica. Descreve-se o caminho da Pesquisa-Trans-Formação, que se fundamenta no método materialista histórico-dialético e na abordagem categorial, considerando que a presença da crítica, em especial a crítica de base marxista, é imprescindível à criação de estratégias de produção de informação e de conhecimento da pesquisa. Destacou-se, neste artigo, a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade e a perspectiva da Incompletude Crítica no movimento da Pesquisa-Trans-Formação, assim como as estratégias criadas no processo da pesquisa que mais tiveram impacto para o movimento crítico de pesquisar-formar-transformar.

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Publicado

2023-03-24

Edição

Seção

Artigos