A vivência crítico-colaborativa para a superação das opressões

Autores

  • Fernanda Liberali Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Valdite Pereira Fuga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Daniela Vendramini-Zanella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Larissa Picinato Mazuchelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Viviane Klen-Alves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Luciana K Modesto-Sarra Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Everton Pessôa de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Penélope Alberto Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Rafael da Silva Tosetti Pejão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp51-61

Palavras-chave:

Argumentação, Colaboração, Contradição, Vivências, Pesquisa científica

Resumo

Neste artigo discutimos uma visão de pesquisa que pressupõe formas de agir com potencial de superar opressões. Nossa proposta envolve a reflexão sobre uma práxis para a compreensão transformativa de realidades, tendo a linguagem como foco. Apresenta a perspectiva crítico-colaborativa, pautada na argumentação multimodal, como uma possibilidade de ação-investigação-transformação em espaços educacionais por uma sociedade mais justa e equânime. Com esse objetivo, apresentamos um exemplo de um processo crítico-colaborativo entre pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividade no Contexto Escolar em reunião de planejamento para um evento do Projeto Brincadas, cuja temática envolvia a contradição entre a fartura da festa junina e a fome vivida no Brasil. A análise do dado selecionado aponta para a importância na argumentação multimodal, materializada em aspectos como a exemplificação, as expressões faciais, os movimentos de cabeça e de corpo e, em especial, a concessão que permitem a expansão da colaboração crítica em oposição a uma argumentação para destruição do outro. Como resultado, foi possível perceber a busca por superação dos movimentos de opressão vividos no contexto acadêmico.

Referências

Amaral, F. Dessilenciamento em Cadeia Criativa. (2018) In: Liberali, F. C., & Fuga, V. P. (Orgs.). Cadeia Criativa: teoria e prática em discussão. Campinas, SP: Pontes Editora.

Amaral, F. (2013). O movimento de (des)silenciamento em aula de língua portuguesa na rede estadual, Dissertação de mestrado não publicada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Bezemer, J., Cope, A., Faiz, O., & Kneebone, R. (2012). Participation of surgical residents in operations: challenging a common classification. World journal of surgery, 36(9), 2011-2014. https://doi.org/10.1007/s00268-012-1658-1

Busch, B. (2012). The linguistic repertoire revisited. Applied linguistics, 33(5), 503-523.

Engeström, Y. (2016). Aprendizagem expansiva. Fernanda Coelho Liberali (Orgs.) Trad. São Paulo: Pontes Editora. Trabalho original publicado em 1987.

Freire, P. (1987). A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Trabalho original publicado em 1970.

Galindo, E., Teixeira, M. A., Araújo, M., Motta, R., Pessoa, M., Mendes, L., & Rennó, L. (2021). Efeitos da pandemia na alimentação e na situaçã da segurança alimentar no Brasil. Food for Justice Working Paper Series, no. 4. Berlin: Food for Justice.

John-Steiner, V. (2000). Creative collaboration. Oxford University Press.

Kress, G. R. (2009). Multimodality: A social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge.

Liberali, F. C. (2018). A argumentação multimodal na compreensão e na transformação de contextos escolares. In: Azevedo, I. C. M. de, & Piris, E. L. (Orgs.). Discurso e Argumentação: fotografias interdisciplinares. Coimbra: Grácio Edicontor.

Liberali, F. C. (2016). Articulação entre argumentação e multimodalidade em contextos escolares. In: Liberali, F. C., Damianovic, M. C., Ninin, M. O. G., Mateus, E., & Guerra, M. Argumentação em contexto escolar: relatos de pesquisa, Campinas, SP: Pontes Editores.

Liberali, F. C., Magalhães, M. C. C., Meaney, M. C., Fidalgo, S., Diegues, U. C. C., Sousa, S. S., & Pardim, R. (2021). Critically Collaborating to create the viable unheard of - connecting Vygotsky and Freire to deal with a devastating reality. In: Souza, V. L. T. de, & Arinelli, G. S. Qualitative research and social intervention: transformative methodologies for collective contexts. EUA: Springer, 2021.

Magalhães, M. C. C. (1990). A study of teacher collaboration on reading instruction for chapter one students. Dissertação de doutorado não publicada, Virginia Polytechnic Institute and State University, Blacksburg, VA.

Magalhães, M. C. C. (2011). Pesquisa Crítica de Colaboração: escolhas epistemo-metodológicas na organização e condução de pesquisas de intervenção no contexto escolar. In: Magalhães, M. C. C.; Fidalgo, S. S. (Org.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, pp. 13-40.

Magalhães, M. C. C., & Fidalgo, S. (2007). The Role of Methodological Choices in Investigations Conducted in School Contexts: Critical Research on Collaboration in Continuing Teacher Education. In Alanen, R., & Poyhonen, S. (Orgs.) Language in action: Vygotsky and Leontievian Legacy Today. 01 ed. Newcastle, Inglaterra: Cambridge Scholars Publishing.

Marx, K., & Engels, F. (2006). A ideologia alemã. 9ª edição. Tradução: Sílvio Donizete Chagas. São Paulo: Centauro.

Mignolo, W., & Walsh, C. (2018). On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Duke University Press.

Modesto-Sarra, L. K., & Bartholo, D. (2020). Nas brincadas da vida. In: Liberali, F. C., Fuga, V. P., Diegues, U. C. C., & Pereira, M. C. (Orgs.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas, Pontes Editores.

Pennycook, A., & Makoni, S. (2019). Innovations and challenges in applied linguistics from the global south. Routledge.

Santos, B. de (2018). The end of the cognitive empire: The coming of age of epistemologies of the South. Duke University Press.

Spinoza, B. (2003). Ética demonstrada à maneira dos geômetras. Tradução: Jean Melville. São Paulo, Martin Claret. (Trabalho originalmente publicado em 1677).

Vygotsky, L. S. (1999). The psychology of the actor’s creative work. In Rieber, R. (Ed.). The collected works of L. S. Vygotsky, vol. 6. New York: Plenum. Original work published in 1932.

Vygotsky, L. S. (1991). O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: Vygotsky, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes. Trabalho original publicado em 1933.

Vygotsky, L. S. (1994). The problem of the environment. In Van der Veer, R., &

Valsiner, J. (Eds.). The Vygotsky reader. Oxford: Blackwell. Original work published in 1934.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Edição

Seção

Artigos