O desenvolvimento da atenção voluntária:

contribuições da educação escolar

Autores

  • Carolina Nicodemos Coelho Universidade de São Paulo
  • Cárita Portilho de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Célia Regina da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p10-20

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Educação, Psicologia Histórico-cultural

Resumo

Este artigo propõe-se a apresentar aspectos essenciais das análises construídas a partir de uma pesquisa teórica que teve o objetivo de analisar as contribuições que a Pedagogia Histórico-crítica e a Psicologia Histórico-cultural apresentam em relação às potencialidades e possibilidades de que o ensino escolar e a atividade de ensino do professor promovam o desenvolvimento da atenção voluntária dos estudantes. Dessa forma, assumiu-se como objeto de estudo o desenvolvimento dessa função psicológica em sua dimensão cultural. As análises buscaram mostrar, nas produções da Psicologia Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-crítica, elementos acerca do desenvolvimento da atenção que possam auxiliar na concretização do objetivo apresentado por esta investigação, destacando a necessidade de considerar o materialismo histórico-dialético como perspectiva teórico-metodológica orientadora das teorias analisadas e também das análises propostas por este trabalho. O material empírico da investigação consistiu em artigos, teses e livros que discorrem sobre o desenvolvimento da atenção e o papel do ensino para tal desenvolvimento. Como síntese das dimensões essenciais identificadas por meio da análise das obras destaca-se a necessidade de compreender que o desenvolvimento das funções psicológicas humanas não se esgota em um processo de maturação biológica, mas articula e submete esta dimensão aos aspectos culturais, históricos e sociais do desenvolvimento humano, sendo que a adoção da Psicologia Histórico-cultural, como perspectiva teórico-metodológica para a organização do ensino e da atividade docente, mostra ser uma importante ferramenta para o enfrentamento da lógica medicalizante.

Referências

Collares, C. A. L. & Moysés, M. A. (1994). A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico – a patologização da Educação. Série Ideias. São Paulo: FDE.

Davidov, V. V. (1988). Problemas do ensino desenvolvimental: a Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na Psicologia. Soviet Education,30(8).

Eidt, N. M., Tulesky, S. C. & Franco, A. F. (2014). Atenção não nasce pronta: o desenvolvimento da atenção voluntária como alternativa à medicalização. Nuances: estudos sobre Educação. Presidente Prudente/SP, 25(1) 78-96.

Folscheid, D. & Wunenburger, J. J. (2006). Metodologia Filosófica. São Paulo: Martins Fontes.

Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. (2010). Dossiê sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Recuperado de: http://medicalizacao.org.br/dossie-sobre-medicalizacao-da-educacao-e-da sociedade/

Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. (2011). Manifesto do Lançamento do Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Recuperado de: http://medicalizacao.org.br/manifesto-do-forum-sobre-medicalizacao-da-educacao-e-da-sociedade/

Guarido, R. L. (2008). “O que não tem remédio, remediado está”: medicalização da vida e algumas implicações da presença do saber médico na educação. (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Leite, H. A. (2015). A atenção na constituição do desenvolvimento humano: contribuições da psicologia histórico-cultural. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Leite, H. A. & Rebello, M. P. (2014). O desenvolvimento da atenção como objeto de estudo: contribuições do enfoque histórico-cultural. Nuances: estudos sobre Educação. 25(1), 59-77.

Luria, A. R. (1979a). Atenção e memória. In: A. R. Luria. Curso de Psicologia Geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. III.

Luria, A. R. (1979b). La atención. In: A. R. Luria. El cerebro en acción. Barcelona: Fontanela.

Marsiglia A. C. G. & Martins, L. M. (2013). Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, 5(2) 97-105.

Martins, L. M. (2013). Os fundamentos psicológicos da Pedagogia Histórico-Crítica e os fundamentos pedagógicos da Psicologia Histórico-Cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador. 5(2).

Pasqualini, J. C. (2006). Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a educação escolar de crianças de 0 a 6 anos: desenvolvimento infantil e ensino em Vigotski, Leontiev e Elkonin. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara.

Prestes, Z. (2012). Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados. Estava fora da oredem alfabética.

Rabatini, V. (2016). O desenvolvimento da atenção na educação do pré- escolar: uma análise a partir da psicologia histórico- cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara.

Rubinstein, S. L. (1974). El desarrollo de la psicología: princípios y métodos. Montevideo: Ediciones Pueblos unidos. Buenos Aires: Ed. Grijalbo. S.A.

Severino, A. J. (2009). Filosofia da educação. São Paulo: FTD.

Vigotski, L. S. (1995). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: L. S. Vigotski. Obras escogidas. Tomo III. Madri: Visor.

Downloads

Publicado

2023-08-22

Edição

Seção

Artigos