Produção Humorística e Sofrimento Psíquico
humor na escola como dispositivo de sobrevivência
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2024i57p33-41Palavras-chave:
Escolas, Humor, Psicanálise, Sobrevivência, SofrimentoResumo
Este artigo pretende analisar as influências recíprocas entre humor, sofrimento e sobrevivência psíquica. Para tanto, partirá da leitura psicanalítica do humor em Sigmund Freud, nas obras “Os chistes e sua relação com o inconsciente” (1905) e “O humor” (1927), e em autores contemporâneos que atualizam este debate, tais como Adilson Moreira (2019), Chaya Ostrower (2015), Ana Brancaleoni e Daniel Kupermann (2021). Este arcabouço teórico perpassa conceitos como: inconsciente, recalcamento, economia psíquica, mecanismos de defesa, trauma, relação continente-contido, desidealização, teoria da superioridade, racismo recreativo, performatividade de gênero, entre outros. Após versar conceitualmente sobre o tema, este artigo apresenta alguns dados de pesquisa sobre o chiste e o humor produzido cotidianamente em sala de aula em uma unidade escolar pública do estado de São Paulo – em classes do sexto ao nono ano do ensino fundamental II – para, então, refletir sobre a eventual relevância do humor como dispositivo de sobrevivência psíquica na escola.
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