Produção Humorística e Sofrimento Psíquico

humor na escola como dispositivo de sobrevivência

Autores

  • Fernanda Donnabella Orrico Tykhè Associação de Psicanálise
  • Ana Archangelo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2024i57p33-41

Palavras-chave:

Escolas, Humor, Psicanálise, Sobrevivência, Sofrimento

Resumo

Este artigo pretende analisar as influências recíprocas entre humor, sofrimento e sobrevivência psíquica. Para tanto, partirá da leitura psicanalítica do humor em Sigmund Freud, nas obras “Os chistes e sua relação com o inconsciente” (1905) e “O humor” (1927), e em autores contemporâneos que atualizam este debate, tais como Adilson Moreira (2019), Chaya Ostrower (2015), Ana Brancaleoni e Daniel Kupermann (2021). Este arcabouço teórico perpassa conceitos como: inconsciente, recalcamento, economia psíquica, mecanismos de defesa, trauma, relação continente-contido, desidealização, teoria da superioridade, racismo recreativo, performatividade de gênero, entre outros. Após versar conceitualmente sobre o tema, este artigo apresenta alguns dados de pesquisa sobre o chiste e o humor produzido cotidianamente em sala de aula em uma unidade escolar pública do estado de São Paulo – em classes do sexto ao nono ano do ensino fundamental II – para, então, refletir sobre a eventual relevância do humor como dispositivo de sobrevivência psíquica na escola.

Biografia do Autor

Fernanda Donnabella Orrico, Tykhè Associação de Psicanálise

Professora pesquisadora, diretora teatral e psicanalista. Doutora em Educação, área de Psicologia e Educação (UNICAMP). Membro da Tykhè Associação de Psicanálise. Bacharel em Artes Cênicas (USP).

Ana Archangelo, Universidade Estadual de Campinas

Ana Archangelo é Livre-Docente, Professora Associada II da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde leciona e orienta na graduação e na pós-graduação. Seus interesses de pesquisa se concentram em Exclusão Social, Psicanálise e Educação. É autora de capítulos e artigos acadêmicos, em livros e periódicos nacionais e internacionais, além de livros integrais. É também coautora da série "Escola significativa" (Ed Loyola). Seu último livro - Capacidade para não aprender: manejo e contribuições da psicanálise ao cotidiano escolar - foi publicado pela editora Zagodoni. É membro do International Advisory Board da coleção Psychoanalytic Studies: Clinical, Social, and Cultural Contexts, organizada por Michael OLoughlin e publicada pela Lexington Books/Bloomsbury. É membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, afiliada à International Psychoanalytical Association, membro do Editorial Board do periódico Psychoanalysis, Culture & Society, e membro da Association for the Psychoanalysis of Culture & Society.

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Publicado

2025-02-27