Jessé Souza e o Racismo Multidimensional

a ausência do ideal educacional moderno e a gênese da “subcidadania” brasileira

Autores

  • Anderson Gomes de Paiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2024i57p42-50

Palavras-chave:

Jessé Souza, Racismo multidimensional, Subcidadania, Ideal educacional moderno, História da educação brasileira

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar nos trabalhos do sociólogo brasileiro Jessé Souza, especialmente em seus trabalhos “A ralé brasileira”, de 2020, e “Como o racismo criou o Brasil”, publicada no ano de 2021, a relação entre a ausência ou incompletude de um projeto educacional moderno – forjado nos expedientes “civilizatórios” dos ideais liberais da modernidade ocidental – nos processos de construção da sociedade brasileira e o engendramento de uma estrutura social praticamente estática, marcada pela desigualdade e exclusão da maior parcela da população, à qual é reservado um estatuto simbólico de indignidade, demérito e desprestígio social, elementos cofundadores de uma espécie de “subcidadania” inerente associada ao que o autor denominou de “ralé brasileira”, formada, sobretudo, pelos pretos, pardos, povos indígenas originários e pobres. A essa subcidadania da ralé, se contrapõe a autoimagem da “elite do atraso”, a minoria privilegiada branca, que se entende moralmente superior aos demais porque supostamente herdeira dos mais elevados atributos imateriais da cidadania e civilização ocidentais, dentre eles, a capacidade de autocontrole, de disciplina e de prospecção. No sustentáculo dessa divisão há um dispositivo racista que se apresenta multidimensionalmente: como racismo global e simbólico, como racismo de classe e como racismo racial, que ocupa “o comando de todo o processo de subordinação, humilhação e exclusão social da sociedade brasileira” (Souza, 2021, p. 134). Para melhor compreender a hipótese relacional de Souza, será examinado de que forma o desenvolvimento histórico da educação no Brasil, igualmente demarcado pela exclusão e desigualdade, contribui para a manutenção e reprodução desse cenário social.

Biografia do Autor

Anderson Gomes de Paiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação na área de Psicologia Educacional pela Unicamp, é graduado em Filosofia e mestre em Letras pela USP. Foi professor da rede pública estadual e coordenador regional de Filosofia e Ciências Humanas. Atuou como pesquisador no Centro de Estudos Judaicos da USP e desde 2014 é professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de São Paulo. Atualmente integra o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSP campus Avaré e coordena um Grupo de Estudos sobre Formação de Professores, Violência Escolar e Neoliberalismo.

Referências

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Publicado

2025-02-27