Um Debate Sobre a Raça

análise dos projetos políticos pedagógicos dos municípios de Sumaré e Hortolândia

Autores

  • Bruna Souza Ribeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Thaís Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
  • Elisabete Figueroa dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2024i57p51-61

Palavras-chave:

Relações étnicas e raciais, Currículo e Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este artigo analisa como o tratamento dado à temática das relações étnico-raciais nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos municípios de Sumaré e Hortolândia está alinhado ou não às propostas do Currículo Paulista para a etapa da Educação Básica. Foram selecionados 35 Projetos da Diretoria de Ensino de Sumaré, dos quais quatro são aqui analisados documentalmente, com vistas a: identificar a frequência em que apareciam os termos estratégicos de busca utilizados (exemplos: “raça”, “etnia” e “relações étnico-raciais”); levantar os trechos textuais correspondentes; verificar os contextos em que os termos eram mencionados e compreender as concepções de ERER praticadas nos Projetos. As análises são amparadas por uma perspectiva teórica pós-crítica, a qual compreende o currículo como um instrumento de poder, cuja seleção não imparcial dos conteúdos se expressa na formação política e pedagógica dos indivíduos. Constatamos que a escola que mais menciona os termos citados, usa uma vez o termo “raça” e quatro vezes expressões relacionadas a “relações étnico-raciais” e/ou “etnia”, em alusão à aceitação da pluralidade no ambiente escolar. Apontamos, assim, o esvaziamento de uma pauta ou projeto pedagógico para ERER: a deseducação vigora como proposta. Discutimos como os PPPs não são acionados como instrumentos para prever ou garantir a aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08, o que está alinhado a um antirracismo conivente, uma perspectiva antirracista cooptada pelo racismo à brasileira: presente nos discursos, mas inefetivo na prática, devido às dificuldades de rompimento com as estruturas seculares do racismo e da branquitude.

Biografia do Autor

Bruna Souza Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Bruna Souza Ribeiro: Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação (FE-Unicamp), orientada pela Profª. Drª. Elisabete Figueroa dos Santos, vinculada ao Grupo de Pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação: estudos surdos, das questões raciais, de gênero e da infância), na linha de pesquisa 9 - Psicologia e Educação. Integrante do Grupo de Estudos em Pensamentos Negro em Psicologia e Educação (NEGRES). Formada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, atuou como professora de sociologia da Educação Básica no Estado de São Paulo ministrando aulas de sociologia e como intérprete de Libras na mesma instituição. Na prefeitura de Campinas foi Agente de Educação Infantil na CEI Maria Antonina Mendonça de Barros. Participou do Programa de Estágio Docente (PED) ministrando as disciplinas de Libras na Faculdade de Educação FE-Unicamp e atualmente é facilitadora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), especializanda em África e suas diásporas na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e integrante do projeto “Democratização e popularização do conhecimento: divulgação científica sobre diferenças e educação" , coordenado pela Profª. Drª. Elisabete Figueroa dos Santos (SAE-Unicamp).

Thaís Gonçalves, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação pela (FE -UNICAMP), desenvolvendo a pesquisa "Desafios e Possibilidades na Implementação de Práticas Pedagógicas Afrorreferenciadas: Um Estudo na Educação Infantil de Araras/SP", sob orientação da Profª Drª Elisabete Figueroa dos Santos. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica na rede municipal de Araras/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação: estudos surdos, das questões raciais, de gênero e da infância), na linha de pesquisa 9 - Psicologia e Educação, e integrante do Grupo de Estudos em Pensamentos Negros em Psicologia e Educação (NEGRES). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Hermínio Ometto (2017), atuou por cinco anos como professora de Educação Básica na rede SESI.

Elisabete Figueroa dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Elisabete Figueroa dos Santos é professora do Departamento de Psicologia Educacional (DEPE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); é vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas "Diferenças e Subjetividades em Educação" (DiS) da Faculdade de Educação (FE/UNICAMP); coordenadora associada do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB); co-coordenadora da CAVU (Comissão de Averiguação da Unicamp) e membro da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial (CADER/UNICAMP), https://orcid.org/0000-0003-2017-8845.

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Publicado

2025-02-27