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mulheres negras na pós-graduação

Autores

  • Maisa Elena Ribeiro Universidade Estadual de Campinas
  • Elizabeth Conceição Alves Universidade Estadual de Campinas
  • Ângela Fátima Soligo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2024i57p72-82

Palavras-chave:

Mulheres Negras, Educação, Psicologia, Relações Raciais, Gênero

Resumo

O racismo é um problema estrutural, que se reflete no âmbito das instituições e relações interpessoais de diferentes maneiras, explícitas e veladas. No contexto educacional, uma das manifestações do racismo está na pouca representatividade de pessoas negras no corpo docente e nas referências bibliográficas, e essa desigualdade racial se acentua quando se verificam os níveis mais elevados de ensino. Com o intuito de dar visibilidade para a produção de conhecimentos científicos realizados por pesquisadoras negras, este trabalho apresenta as pesquisas das mulheres negras que concluíram a pós-graduação, vinculadas à linha de pesquisa Psicologia e Educação, no grupo de estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação (DiS), do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE-FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre os anos de 2005 e 2024. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com levantamento das dissertações e teses já defendidas no grupo de pesquisa, e currículo Lattes das pesquisadoras. A partir deste trabalho, colocam-se em evidência os estudos construídos por mulheres negras nessa linha de pesquisa e suas contribuições, refletindo sobre o acesso e condições das mulheres negras na universidade pública. Ressalta-se a relevância social e científica das pesquisas que em sua maioria abordam relações raciais e as desigualdades decorrentes, apresentando inovações teóricas e metodológicas. Constata-se também a pouca representatividade de pesquisadoras e docentes negras, que reflete o racismo institucionalizado nos programas de pós-graduação mesmo com a implementação de ações afirmativas.

Biografia do Autor

Maisa Elena Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação (UNICAMP); Mestre em Psicologia (PUCC); Especialista em Desenvolvimento Humano e Docência do Ensino Superior; Psicóloga Social (PUC-MG). Membro do grupo de Pesquisa Diferença e Subjetividade em Educação (DIS): estudos surdos, do racismo, de gênero e da infância e do Grupo de Estudos sobre o Pensamento Negro em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Membro do Núcleo Campinas da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP) e do GT Relações Raciais e Formação em Psicologia da ABEP.

Elizabeth Conceição Alves, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação (UNICAMP); Mestre em Educação pela UFSCar (Campus Sorocaba). Membro do grupo de Pesquisa Diferença e Subjetividade em Educação (DIS):estudos surdos, do racismo, de gênero e da infância e do Grupo de Estudos sobre o Pensamento Negro em Psicologia e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Professora da Educação Básica.

Ângela Fátima Soligo, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada, mestre e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente Colaboradora do Departamento de Psicologia Educacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp e membro do DiS-Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação: estudos surdos, do racismo, gênero e infância. Membro da CADER-Comissão Assessora de Diversidade Racial, no âmbito da DeDH-Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Vice-presidente da ABEP-Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.

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Publicado

2025-02-27