Avaliação do nível da criatividade figural infantil em diferentes contextos de educação

Authors

  • Talita Fernanda da Silva Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tatiana de Cássia Nakano Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas

Keywords:

avaliação psicológica, criatividade, educação não formal, educação formal

Abstract

Esse estudo avaliou a criatividade de crianças que frequentam diferentes contextos de educação, sendo: 1) exclusivamente contexto de educação formal e 2) simultaneamente contexto formal e não formal, visando verificar a existência de diferenças no desempenho criativo dos grupos de acordo com o contexto frequentado e a influência das variáveis sexo, série e contexto de educação. Participaram 100 sujeitos, de ambos os sexos, sendo 48 do sexo feminino e 52 do sexo masculino, com faixa etária entre nove a 11 anos de idade (M=10,7; DP=0,80), de 3ª a 6ª série do Ensino Fundamental, selecionados por conveniência em três contextos de educação, sendo, uma escola, representando o contexto de educação formal (n=51) e duas instituições do tipo organizações não governamentais para representar o contexto de educação não formal (n=49). Para avaliação da criatividade foi utilizado o Teste de Criatividade Figural Infantil. Os resultados mostraram que as variáveis sexo, série e contexto educacional não exerceram influência significativa em nenhum dos fatores criativos, somente em características criativas específicas, notadamente Originalidade, Perspectiva Incomum e Perspectiva Interna, todas na atividade 2 do teste. Tais resultados permitiram discutir e refletir a respeito do estímulo à criatividade em diferentes contextos de educação, apontando para a importância de um melhor planejamento das atividades oferecidas às crianças, preparação do professor e/ou educador e desenvolvimento de um clima criativo em ambos contextos de educação, notadamente nos meios de educação não formal, os quais ainda têm se mostrado pouco explorado nas pesquisas brasileiras.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2013-06-01

How to Cite

Silva, T. F. da, & Nakano, T. de C. (2013). Avaliação do nível da criatividade figural infantil em diferentes contextos de educação. Psicologia Da Educação, (36). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/27731

Issue

Section

Artigos