O que é psicologia da educação? Ou, o que ela pode vir a ser como área de conhecimento?

Authors

  • Bernardete A. Gatti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Psicologia da Educação Fundação Carlos Chagas

Abstract

O objetivo desse artigo é buscar entender o campo que se configura como sendo o do conhecimento em Psicologia da Educação, campo esse que se apresenta, no momento, como espaço movente e mutante. A discussão da relação da Psicologia com a Educação foi feita por meio da análise de trabalhos de pesquisa publicados em 30 periódicos que, em edições de 1987 até julho de 1998, versam sobre questões tais como aprendizagem, ensino, relação professor-aluno, bases de formação de educadores, entre outras. Observou-se que a ampla maioria dos estudos adotam dois pontos de partida distintos: a) a Psicologia adentra o problema educacional e retorna à Psicologia com suas contribuições; b) a Educação busca, na Psicologia, aspectos que possam ser integrados à ótica educacional. A discussão centra-se na possibilidade de romper essa visão dicotomizada, desenvolvendo estudos que configurem uma nova perspectiva, a qual integre Psicologia e Educação, sem que a forma de compreensão própria da primeira domine a que é peculiar aos estudos educacionais, e vice-versa.

Published

2019-05-18

Issue

Section

Artigos