- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
Foco e Escopo
Editada a partir de 1995, a Revista Psicologia da Educação é uma produção do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Até o número 25 foi impressa, com ISSN 1414-6975, tendo passado a eletrônica a partir do número 26, com ISSN 2175-3520.
É uma produção semestral de estudos e pesquisas voltados para o que representa uma subárea que se propõe como a relação entre duas: a Psicologia e a Educação, ambas a um tempo prática e área de conhecimento das áreas de Psicologia e Educação. É dirigida a educadores, psicólogos e pesquisadores, bem como a alunos de Graduação e Pós-Graduação, com o fim de subsidiar a reflexão teórica e a prática educativa.
Tem por objetivo veicular produção científica sobre questões, sejam conceituais sejam derivadas das práticas educativas, focalizadas a partir da interface entre Psicologia e Educação. São publicados textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional. Também são publicadas, na secção compartilhando, traduções de artigos internacionais, resenhas de livros nacionais e internacionais, de teses e dissertações, republicações de documentos de valor histórico, bem como relatos de experiência, entrevistas e textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.
Publica textos inéditos derivados de pesquisas empíricas ou teórico-metodológicas, que se embasem nas diferentes vertentes teóricas da Psicologia e da Educação, configurando-se como espaço de diversidade no tratamento de fenômenos afetos ao campo educacional. Também são publicadas, na secção compartilhando, traduções de artigos internacionais, resenhas de livros nacionais e internacionais, de teses e dissertações, republicações de documentos de valor histórico, bem como relatos de experiência, entrevistas e textos didáticos, com vistas a subsidiar a atuação de profissionais das áreas da Educação e Psicologia.
Os textos podem ser publicados em português, bem como na língua original, no caso de autores estrangeiros. Os resumos, no entanto, são publicados em três línguas: português, espanhol e inglês.
Políticas de Seção
Artigos
Política padrão de seção
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Compartilhando
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
IN MEMORIAM
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenha
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Ampliando
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Apresentação
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos, para serem publicados, passam pela avaliação de dois consultores, que realizam seus pareceres. Em caso de pareceres conflitantes, o texto é encaminhado para um terceiro avaliador. Cabe ao Conselho Editorial dar a definição final.
A avaliação deverá considerar:
- adequação do texto ao foco e ao escopo do periódico;
- relevância acadêmica e social;
- rigor e consistência teórica e metodológica;
- correção, clareza e articulação textual;
- adequação do texto às normas técnicas da APA.
Os avaliadores poderão aceitar sem modificação, aceitar condicionando a modificações ou rejeitar o texto original.
Os conteúdos dos artigos selecionados, bem como o atendimento aos requisitos éticos necessários, são de responsabilidade exclusiva dos autores, podendo não representar o posicionamento do Conselho Editorial.
Os autores que submetem seus artigos à avaliação se comprometem tanto a atender os requisitos éticos, pois são responsáveis pela produção, quanto a aguardar o parecer final antes de encaminhar o texto à submissão de outro periódico.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...