Análise dos procedimentos de ensino e a emergência da leitura recombinativa

Autores/as

  • Glenda Miranda da Paixão Universidade Federal do Pará
  • Gilvandro Figueiredo de Souza Universidade Federal do Pará
  • Olívia Misae Kato Universidade Federal do Pará
  • Verônica Bender Haydu Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e do Mestrado em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

leitura, análise do comportamento, educação

Resumen

Implementou-se uma análise dos procedimentos adotados e dos resultados obtidos em estudos sobre leitura recombinativa apresentados em artigos, dissertações e teses. A análise revelou que o ensino de discriminação condicional de sílabas anterior à apresentação de palavra tem gerado resultados com menor variabilidade intersujeitos e com maior percentual de acertos. Verifica-se a necessidade de ampliar os estudos, ampliando a complexidade das tarefas e a quantidade de estímulos utilizados durante ensino e testes e de verificar os efeitos da utilização de tais procedimentos no contexto natural de aprendizagem da leitura, as escolas.

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Publicado

2013-06-01

Cómo citar

Paixão, G. M. da, Souza, G. F. de, Kato, O. M., & Haydu, V. B. (2013). Análise dos procedimentos de ensino e a emergência da leitura recombinativa. Psicologia Da Educação, (36). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/27720

Número

Sección

Artigos