Psicologia da Educação na UEM: a construção de um campo disciplinar
Palabras clave:
Psicologia da Educação, pedagogia, campo disciplinarResumen
Com o objetivo de identificar como o campo disciplinar da Psicologia da Educação se configurou no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, foram selecionadas e analisadas as ementas, os conteúdos e as bibliografias dos programas das disciplinas que constituem esse campo disciplinar para verificar quais conteúdos da Psicologia da Educação foram privilegiados e quais foram as principais mudanças ocorridas. Definiu-se como recorte temporal para a investigação do ano de 1973, quando o curso de Pedagogia foi criado, ao ano de 2006, quando ocorreu a última reestruturação curricular no mesmo. Conclui-se que, ao longo de 33 anos, novos temas e autores foram incluídos nos programas visando atender às inúmeras necessidades que se apresentavam, o que, em certa medida, dificultou a configuração de uma identidade para o campo disciplinar de Psicologia da Educação.Descargas
Publicado
2013-06-01
Número
Sección
Artigos
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