Psicologia da Educação na UEM: a construção de um campo disciplinar

Autores

  • Sheila Maria Rosin Psicologia da Educação na UEM: a construção de um campo disciplinar
  • Leonor Dias Paini Universidade Estadual de Maringá
  • Késia Mara dos Santos Melo Rede Municipal de Ensino de Maringá

Palavras-chave:

Psicologia da Educação, pedagogia, campo disciplinar

Resumo

Com o objetivo de identificar como o campo disciplinar da Psicologia da Educação se configurou no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, foram selecionadas e analisadas as ementas, os conteúdos e as bibliografias dos programas das disciplinas que constituem esse campo disciplinar para verificar quais conteúdos da Psicologia da Educação foram privilegiados e quais foram as principais mudanças ocorridas. Definiu-se como recorte temporal para a investigação do ano de 1973, quando o curso de Pedagogia foi criado, ao ano de 2006, quando ocorreu a última reestruturação curricular no mesmo. Conclui-se que, ao longo de 33 anos, novos temas e autores foram incluídos nos programas visando atender às inúmeras necessidades que se apresentavam, o que, em certa medida, dificultou a configuração de uma identidade para o campo disciplinar de Psicologia da Educação.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos