Por uma educação para a autonomia de sujeitos situados no mundo

Autores/as

  • Osterne Nonato Maia Filho Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação http://orcid.org/0000-0003-4636-1912
  • Hamilton Viana Chaves Universidade Estadual do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de Fortaleza, Curso de Psicologia http://orcid.org/0000-0003-4959-8173
  • Pablo de Sousa Seixas Curso de Psicologia - Campus Santa Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte http://orcid.org/0000-0002-7718-064X

Palabras clave:

ética, desenvolvimento moral, autonomia, ontologia, educação

Resumen

Autonomia, em sentido etimológico, significa autoria na forma de lidar com a lei e pode ser traduzida como capacidade de autogovernar-se. O desenvolvimento da autonomia humana tem sido ponto de debate milenar de diversos saberes tais como a filosofia, a educação e a psicologia. Seria o desenvolvimento da autonomia o objetivo de toda formação humana? Eis a pergunta de que partimos na busca de contribuir com esse debate. O objetivo desta reflexão foi de localizar, de uma forma sistêmica, diversas contribuições do pensamento científico visando uma formação para a autonomia, mas não numa perspectiva meramente gnosiológica ou epistemológica e sim considerando também as determinações ontológicas e sociais mais amplas. Na condição de ensaio teórico realizamos incursões na interface entre diversos campos de saberes, especialmente psicologia e educação. Trata-se do que denominamos aqui de sujeitos autônomos situados no mundo. A título de ilustração descrevemos, de modo exploratório, a relação entre a formação de professores no Brasil e uma educação para autonomia.

Publicado

2018-09-11

Número

Sección

Artigos