AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ESCOLAR APÓS EXPOSIÇÃO A UM PROGRAMA INFORMATIZADO DE LEITURA E ESCRITA

Autores/as

  • Felipe Augusto Monteiro Cravo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) http://orcid.org/0000-0001-5202-0263

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20180012

Palabras clave:

leitura, escrita, educação especial, sala de recursos, avaliação

Resumen

Esta pesquisa verificou os efeitos de um programa de ensino de leitura e escrita, o ALEPP® (Aprendendo a Ler e Escrever em Pequenos Passos)sobre o repertório acadêmico inicial de alunos de uma sala de recursos. Participaram 14 alunos de uma sala de recursos de escola pública, sendo 11 meninos e três meninas,com idade média de 10 anos e diferentes diagnósticos. Os alunos foram divididos em dois grupos (GM1 e GM2) de acordo com seus repertórios iniciais em leitura e escrita e expostos aos módulos de ensino específicos no ALEPP; GM1, com sete participantes, expostos ao ensino com palavras simples; GM2, com sete participantes, expostos ao ensino com palavras com complexidades ortográficas. O ALEPP é composto por passos que ensinam de três a quatro palavras por vez, por procedimentos que visam minimizar erros e que requerem precisão no desempenho para mudança de passo. Medidas de desempenho foram tomadas após a exposição a cada passo de ensino (internas ao ALEPP) e antes e após a intervenção pelo ALEPP pelo Teste de Desempenho Escolar (externas ao ALEPP). Os resultados demonstraram progressão nos passos do ALEPP, com baixo custo de resposta pelos participantes, e as medidas do desempenho pelo TDE indicaram diferença estatisticamente significativa sobre a melhora no repertório de leitura de ambos os grupos. O repertório de escrita melhorou, mas sem significância estatística. Discutem-se as vantagens do ALEPP em contextos aplicados, bem como modificações necessárias para estender os bons resultados em leitura para escrita.

Publicado

2019-04-05

Número

Sección

Artigos