Sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras: implicações nas práticas educativas
Mots-clés :
psicologia da educação, formação de professores, linguagem, alfabetização, BakhtinRésumé
As discussões sobre as práticas formativas de leitura/escrita configuram-se como uma questão primordial na educação brasileira. Concebendo-as como práticas sociais e discursivas, o objetivo deste artigo é analisar os sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras e os efeitos em sua prática com os alunos a partir de uma análise discursiva de textos produzidos durante um processo de formação continuada com 18 professoras de uma escola pública de Piraquara-PR. Os resultados evidenciam diferentes sentidos atribuídos à leitura/escrita, que se modificaram durante o processo de formação. A partir disso, discute-se a importância do incentivo e da promoção de uma experiência profunda e significativa com as diferentes dimensões da leitura e escrita no campo das práticas formativas.Statistiques
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Comment citer
Garcia, W. P., & Pan, M. A. G. de S. (2016). Sentidos da leitura e escrita para professoras alfabetizadoras: implicações nas práticas educativas. Psicologia Da Educação, (40), 3–14. Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/26716
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