Professor - o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/comportamental

Auteurs-es

  • Melania Moroz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sergio Vasconcelos de Luna Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mots-clés :

educação, ensino, atuação docente, behaviorismo radical, análise do comportamento

Résumé

O presente texto apresenta o posicionamento de B. F. Skinner sobre a atuação do professor. Embora o autor tenha refletido sistematicamente sobre a Educação e seu papel fundamental para a sociedade, e considere que a Análise do Comportamento oferece contribuições para a melhoria do ensino, ainda estão presentes na área educacional omissões e incorreções sobre seu posicionamento, quando não o simples descarte. Daí considerarmos relevante pontuar parte do que o autor tratou em Tecnologia do Ensino, obra totalmente dedicada à Educação, abordando o papel das agências educativas e, em especial, a atuação do professor. Defende-se que o autor apresenta contribuições para a melhoria da eficiência do ensino e que suas propostas não deveriam ser excluídas do debate entre os educadores e pesquisadores da Educação.

Biographie de l'auteur-e

Sergio Vasconcelos de Luna, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publié-e

2013-06-01

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