A SÍNTESE COMO REGISTRO REFLEXIVO NO TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR COM GESTORES
Mots-clés :
Psicologia Histórico-cultural, método, Psicologia escolar e educacional, fala e escutaRésumé
Este artigo tem por objetivo analisar criticamente a experiência do uso da síntese no trabalho com gestoreseducacionais e a reflexão e configuração de novos sentidos e significados da prática escolar decorrentes dasintervenções. Para este propósito, o instrumento abordado é a síntese, uma forma de registro que visa historicizaro processo de intervenção, realizado pelos psicólogos e pelos participantes de um grupo de reflexão, constituídopela equipe gestora escolar, a saber: um diretor, um vice-diretor e dois orientadores pedagógicos, que ocorreusemanalmente no decorrer de dois anos, em uma escola pública municipal de Ensino Fundamental I e II eEnsino de Jovens e Adultos de uma cidade no interior de São Paulo. Resultados revelam que as sínteses seconfiguraram como instrumentos que também contribuem para a ampliação da consciência dos gestores,pois os coloca na posição de reflexão sobre o que está escrito, buscando novas formas de agir a partir do queestá posto, configurando novos significados e sentidos às suas ações na escola. Assim, podemos dizer que assínteses se apresentam como importantes ferramentas na atuação do psicólogo, pois possibilitam a ele acessarao sujeito e se colocar como sujeito, no processo de ampliação de consciência, visto que se estabelece ummovimento em que concorrem o afetivo e a volição, que se encontram na base da constituição do psiquismohumano, apresentando-se como possibilidades de construção de narrativas dos sujeitos, de seu tempo e lugar.Téléchargements
Publié-e
2015-07-01
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Artigos
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