A AVALIAÇÃO INTERATIVA E O SOFTWARE ALFABETIZAÇÃO FÔNICA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Cristina Lúcia Maia Coelho Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação
  • Claudio Lyra Bastos Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20170006

Palavras-chave:

intervenção, deficiência, avaliação, alfabetização, software

Resumo

O trabalho verificou a eficácia – na perspectiva da avaliação interativa – de uma intervenção com o software Alfabetização Fônica no desenvolvimento linguístico de uma aluna com deficiência intelectual. A aluna, com 20 anos e multirrepetente, frequentava o 1º ano do ensino médio de uma escola pública; foi diagnosticada formalmente com deficiência intelectual e apresentava dificuldades linguísticas na expressão oral e escrita, na compreensão e na leitura. O método baseou-se numa análise longitudinal, a partir de uma avaliação de pré-teste do perfil cognitivo da aluna (PROLEC), seguido da realização de intervenções com o software Alfabetização Fônica e de uma avaliação de pós-teste. O PROLEC visa à avaliação dos processos de leitura e envolve as seguintes provas: a) Identificação de letras; b) Processos léxicos; c) Processos sintáticos; d) Processos semânticos. Diferenças significativas nos desempenhos entre os pré-testes e os pós-testes apontaram para a eficácia de intervenções com procedimentos computadorizados nas dimensões léxicas, sintáticas e semânticas da linguagem e na consciência fonológica.

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Publicado

2017-09-05

Edição

Seção

Artigos