Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção

Auteurs-es

  • Soely Aparecida Jorge Polydoro Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
  • Roberta Gurgel Azzi Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação

Mots-clés :

aprendizagem autorregulada, teoria social cognitiva, autorregulação, estratégia de aprendizagem

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a aprendizagem autorregulada como tema de investigação e na prática educativa. Tomando-se como referência a contextualização da teoria social cognitiva e do constructo de autorregulação nela integrante, este artigo apresenta o desenvolvimento desta área de pesquisa; modelos de aprendizagem autorregulada de Barry Zimmerman, Paul R. Pintrich e Pedro Sales do Rosário; propostas de intervenções no contexto educacional; e considerações sobre futuras investigações.

Téléchargements

Publié-e

2019-05-24

Numéro

Rubrique

Artigos