SENTIDOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: MOTIVOS PARA PERMANÊNCIA NA FUNÇÃO

Autores

  • Laurinda Ramalho de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Psicologia da Educação
  • Vera Maria Nigro de Souza Placco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Psicologia da Educação
  • Vera Lúcia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas Programa de Estudos de Pós-Graduação em Psicologia

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, sentidos da coordenação, reconhecimento no trabalho

Resumo

Em pesquisa realizada nos anos de 2010-2011, cujo principal objetivo foi analisar os processos de coordenação pedagógica em escolas das cinco regiões geográficas brasileiras com vistas à proposição de políticas públicas de formação docente e organização dos sistemas escolares, foi possível constatar que a profissão de Coordenador Pedagógico, ainda que reconhecida como essencial para o funcionamento da escola por governantes e trabalhadores da educação, tem muitos desafios a superar devido às condições que caracterizam o exercício da função. As dificuldades enfrentadas por este profissional, como a remuneração, a grande quantidade de tarefas, o pouco tempo para realizá-las e a falta de formação específica nos levaram a questionar o que os leva a sentir gratificação na função, se as angústias e tensões parecem predominar, no exercício profissional. Refletir sobre esta questão é o que se objetiva neste artigo, de modo a contribuir para o avanço na compreensão da coordenação pedagógica como função.

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Publicado

2016-11-28

Como Citar

Almeida, L. R. de, Placco, V. M. N. de S., & Souza, V. L. T. de. (2016). SENTIDOS DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: MOTIVOS PARA PERMANÊNCIA NA FUNÇÃO. Psicologia Da Educação, (42). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/30576

Edição

Seção

Artigos