Psicologia educacional e escolar no “Jornal do Psicólogo” do CRP-MG

Auteurs

  • Luíza de Castro Moniz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Deborah Rosária Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renato Batista da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Celso Francisco Tondin Universidade Federal de São João del-Rei
  • Deruchette Danire Henriques Magalhães Universidade Federal de São João del-Rei
  • Stela Maris Bretas Souza Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i55p106-118

Mots-clés :

Psicologia Escolar, História da Psicologia, Minas Gerais, Psicologia Educacional, Psicólogo Escolar

Résumé

O Jornal do Psicólogo (JP) do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) é uma fonte histórica sobre a interface Psicologia e Educação. Este estudo objetivou analisar as referências à Psicologia Educacional e Escolar (PEE) nesse periódico, elencando as citações sobre o profissional dessa área e a Educação brasileira, se essas referências são fundamentadas em pressupostos críticos, e quais são as contribuições veiculadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, cujo corpus foi constituído por 89 edições do jornal, das quais 35 traziam dados sobre a temática, que foram tratados através da análise de conteúdo. Os artigos selecionados para amostra denotam atuação do psicólogo numa perspectiva institucional e crítica, destacando-se a promoção de eventos, notícias sobre a criação da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional e referência a profissionais mineiros. Os anos de 1999 a 2004 foram os mais produtivos com relação às publicações, corroborando a produção acadêmica crítica em PEE à época. Acredita-se que o decréscimo nos anos seguintes está relacionado à defesa do psicólogo como profissional da saúde. As gestões do CRP-MG influenciam os conteúdos do JP, mas, geralmente, a PEE é menos citada dentre as temáticas, como saúde mental e luta antimanicomial. As referências à Educação são pautadas nos Direitos Humanos e na concepção de escola democrática. O JP cumpre o papel de tratar as práticas do psicólogo na Educação numa perspectiva contrária à atuação individualizante e médico-clínica; porém, carece de uma maior divulgação da PEE a fim de fortalecer a imagem desse profissional como agente de transformação do contexto escolar.

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Publiée

2023-08-22

Numéro

Rubrique

Artigos