Capacitação de professores em análise do comportamento por meio de programa educativo informatizado

Autores

  • Silvia Aparecida Fornazari Programa de Mestrado em Análise do Comportamento do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina/PR
  • Nádia Kienen Programa de Mestrado em Análise do Comportamento do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina/PR
  • Denyane Saegusa Tadayozzi Universidade Estadual de Londrina/PR
  • Géssica Denora Ribeiro Universidade Estadual de Londrina/PR
  • Patrícia Belgamo Rossetto Universidade Estadual de Londrina/PR

Palavras-chave:

capacitação informatizada de professores, análise do comportamento, DRA

Resumo

Tendo em vista que crianças com necessidades educacionais especiais necessitam atenção diferenciada quanto aos métodos utilizados nas instituições de ensino, o objetivo do presente trabalho foi capacitar professores em intervenção comportamental, contribuindo assim para o processo de inclusão. Essa capacitação consistiu em ensinar princípios da análise do comportamento, análise funcional e o procedimento de reforço diferencial de comportamentos alternativos (DRA), por meio de um programa informatizado de ensino. Participaram do processo quatro professoras de uma escola municipal. Com os dados obtidos, observou-se que as professoras aprenderam, de modo geral, princípios da análise do comportamento, análise funcional e DRA, colocando-se propensas à utilização dos procedimentos em sala de aula.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Edição

Seção

Artigos