ANÁLISE DE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE REQUISITAR POR AUTISTAS

Autores

  • Thais Porlan de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
  • Juliana Campos de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

autismo, educação especial, comunicação alternativa, mandos, PECS

Resumo

O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema alternativo de comunicação no qual há o ensino da troca de cartões com figuras pelos itens representados nos cartões. Estudos visam avaliar seu uso na educação especial e a sua eficácia na promoção da comunicação por autistas. O objetivo deste estudo foi delimitar as condições contextuais sob as quais o protocolo de comunicação é efetivo, analisando algumas variáveis na aplicação das suas três primeiras fases, que ensinam comportamento de requisitar (emitir mandos). Quatro crianças autistas com idade entre 6 e 12 anos receberam treino sistemático das três primeiras fases do PECS, sendo documentadas as possíveis variáveis de controle para aquisição de mandos. Os resultados mostraram que a aplicação do PECS foi efetiva, porém que há necessidade de descrição das especificidades do treino para maximizar seu uso na educação. É discutida a necessidade de maior identificação e controle de variáveis no ensino do PECS para que seja atestada a sua eficácia, corroborando a necessidade identificada na literatura de mais estudos que avaliem a efetividade do protocolo.

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Publicado

2016-11-28

Edição

Seção

Artigos