ALIENAÇÃO DO CONSUMIDOR E INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE REFERÊNCIA: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM BUSCA DE RELAÇÕES

Autores

  • Daiane Lindner Radons Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Daniele de Oliveira Freitas Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.11690

Resumo

Os indivíduos são influenciados pelas outras pessoas na escolha de produtos e serviços, assim como, muitas vezes, não refletem no processo de compra. O artigo busca identificar, de forma exploratória, relações entre alienação do consumidor e influência dos grupos de referência. A partir de uma pesquisa quantitativa, foram demonstradas três relações, referentes às pessoas alienadas em relação á ética empresarial serem mais propensas a sofrer influência utilitária; alienadas em relação às normas pessoais serem mais propensos a sofrer influência expressiva de valor; e, os indivíduos que sofrem influência utilitária são mais propensos a sofrer influência expressiva de valor.

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Biografia do Autor

Daiane Lindner Radons, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências Administrativas

Daniele de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de graduação em Administração

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências Administrativas

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Publicado

2015-04-15

Como Citar

Radons, D. L., Grohmann, M. Z., Freitas, D. de O., & Battistella, L. F. (2015). ALIENAÇÃO DO CONSUMIDOR E INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE REFERÊNCIA: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM BUSCA DE RELAÇÕES. Revista Administração Em Diálogo - RAD, 16(2). https://doi.org/10.20946/rad.v16i2.11690

Edição

Seção

Artigos